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sábado, 22 de outubro de 2011

TERCEIRA REUNIÃO -GRUPO DE ESTUDOS

Texto base para leitura: 

 Esquecer para Lembrar por Jessica Marshall – Jornalista

Tradução Vera  de Paula Assis

Publicação: Revista Mente e Cérebro- Abril 2008- p. 39-45

Uma das questões dignas da maior atenção quando nos referimos a Terceira Idade é aquela que se refere á memória ou à falta dela, as suas deficiências ou como preservá-la tomando certos cuidados ao longo da vida.
Idéia  comum é que quanto mais retemos ou recordamos dos acontecimentos mais sadia é a memória. Entretanto, a  memória sadia não está ligada diretamente à retenção daquilo que é significativo. Esta conclusão foi obtida após longos estudos nos quais os cientistas descobriram que pessoas  com a síndrome hipertimésica não se esquecem de fatos antigos irrelevantes, como se tivessem um fabuloso calendário mental.
            Pessoas afetadas por esta síndrome são capazes de lembrar o que faziam 20 anos atrás, em determinada hora, com quem estavam ou como estavam vestidas. As pessoas não conseguem esquecer mesmo os fatos mais irrelevantes.É como se tivessem um filme passando constantemente na memória.
Importante, pois, é esquecer o que não tem tanta  importância.
A memória é formada em três estágios. Inicialmente ela é codificada,, a seguir armazenada e, mais tarde, recuperada.
O próprio cérebro desenvolve estratégias para nos auxiliar a esquecer aquilo que é irrelevante, as quais não necessitamos recordar.Exemplo disso , esquecer uma informação obsoleta, um número de telefone antigo, o almoço do dia anterior.
Uma rede de neurônios estabelecem aquilo que é denominado sinapse. Quando lembramos algo, determinadas vias neurais são reativadas. Quanto mais vezes  isso ocorre, o cérebro registra como importante esta recordação sendo provável a sua conversão em memória de longo prazo, com a formação de conexões  permanentes entre os neurônios..
Não há limite para o número de informações  que uma pessoa consegue armazenar a longo prazo.
Pode ocorrer da alguém julgar sua memória como falha por não ter gravado determinada coisa, mas na realidade tal coisa ou lembrança não foi codificada corretamente por distração, por estar agindo da forma que classificamos como “no piloto Automático”, isto é , sem se deter naquilo que está fazendo.
Ora, deduzimos , então , que é necessário usar de pequenas estratégias para auxiliar as pessoas , principalmente as de terceira idade, a terem uma boa memória.
É preciso desenvolver certos hábitos, habilidades ou aptidões que darão mais confianças as pessoas para terem mais tranqüilidade no seu dia a dia. Essa tranquilidade ou segurança, diminui o estresse que é um dos fatores que interferem na memória.

Estratégias Importantes:

1.      Prestar  atenção ao que está fazendo;

2.      Ser organizado. Fazer associações, arquivar as memórias de forma ordenada;

3.      Fazer associações ligadas a emoção. Lembramos mais facilmente aquilo que está relacionado à fortes emoções(boas ou más);

4.      Revisar, repetir mais de uma vez aquilo que desejamos memorizar. Aquilo que é mais vezes repetido tende a ser armazenado como memória a longo prazo;

5.       Previna-se: Anote aquilo que julga relevante;

6.      Faça palavras cruzadas;

7.      Desenvolva ou preserve o hábito de leitura;

8.      .Assista filmes ou programas de televisão e comente com alguém o que assistiu;

9.      .Saia da rotina. Faça coisas novas, diferentes;

10.  .Mantenha hábitos saudáveis de alimentação;

11.  Pratique exercícios pelo menos três vezes por semana;

12.  Viva com alegria;

13.  Tire foco de acontecimentos tristes ou dolorosos;


                  Lembre-se :Viver é um constante aprendizado

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