Postagens populares

sábado, 5 de março de 2011

[04/03/2011]


Cetres inscreve cuidadores de Alzheimer

O Grupo de Apoio a Cuidadores e Familiares da Doença de Alzheimer do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) está com inscrições abertas. As atividades serão desenvolvidas a partir do dia 06 de abril pela assistente social Else Elizabeth Madruga, sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.




O objetivo do grupo é ser um local que dá oportunidade de compartilhar sentimentos e troca de experiências, para o apoio mútuo entre pessoas que enfrentam problemas semelhantes. “A ideia é que, juntos, podemos melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, disse Elizabeth. No grupo de apoio, os cuidadores poderão expressar as dificuldades que enfrentam ao assumir esse papel. “Como conseqüência, há uma carga pesada, tanto física como psíquica. Elas despertam no cuidador um estresse que pode se refletir em sua saúde como ansiedade, angústia e depressão, que são as manifestações mais usuais”, ressaltou.



Apesar de ser mais comum entre pessoas com mais de 65 anos, a Doença de Alzheimer (DA) pode ocorrer no início da terceira idade. “A DA é uma doença cerebral e não de envelhecimento normal. Não se sabe ao certo por que é ocasionada e por isso não há métodos de prevenção ou cura”, disse a assistente social. A DA é a causa mais comum da grave, progressiva e irreversível perda de memória recente e habilidade de pensar.



As inscrições e os encontros do grupo ocorrerão no Centro de Convivência de Idosos do CETRES (avenida Domingos de Almeida, 3.150, 1º andar).


http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=noticias&id=3271
Powered By Blogger