quarta-feira, 20 de maio de 2009
SOLIDÃO: COMO LIDAR COM ELA
É um estado ou um sentimento que faz com que as pessoas tenham a sensação de desamparo, de não ser compreendida, de não poder dividir sentimentos, emoções ou inquietações. Não significa, necessariamente, ausência de companhia.
Não acomete apenas pessoas idosas. Independe de idade.
Envolve isolamento (social ou emocional), apatia, tristeza, insatisfação com a própria vida, ausência de relacionamentos fortes, agradáveis e significativos.
Mais importante que ficar preso ao sentimento de solidão é procurar agir de modo a afastá-la. Isto começa por uma reflexão sobre a própria vida, sobre condutas adotadas. É importante o mergulho em seu interior, uma oportunidade de autoconhecimento, de mudança e crescimento.
Segundo Martin Heidegger, filósofo alemão, a solidão é o estado inato do homem. A experiência do nascimento é particular de cada um, assim como a vida e a morte, pois cada vivência de aprendizado é única. Ninguém pode vivenciar as experiências no lugar do outro.
Para algumas pessoas o fato de estarem sós e sentirem-se só é motivo de sofrimento, enquanto que para outros o fato de encontrarem-se desta forma é a oportunidade de conquistarem mais independência. Isto em geral acontece com as pessoas que cumpriram uma trajetória profissional que lhes possibilitou terem autonomia financeira, habilitando-as para realizarem sonhos dantes não realizados, terem mais lazer e até mesmo aproveitarem este tempo e espaço para empreenderem uma nova atividade.
As pessoas que tem uma crença, que tem fé, espiritualidade desenvolvida aproveitam para fazer da solidão algo positivo, propiciando-se um mergulho interior,
oportunidade esta em que cada um revê o passado constata os possíveis erros cometidos para não repeti-los, libertando-se assim de coisas que poderiam ocasionar culpas, medo para encarar o presente e planejar o futuro. É a hora de acertos consigo mesmo, de passar à limpo e perdoar aos outros pelas mágoas e sofrimentos e perdoar a si mesmo.
A solidão, como já dissemos não acomete só pessoas na maturidade, ou idosos, mas também aos mais jovens, que podem sentir-se sós mesmo em meio a familiares, assim como no meio de uma multidão, pela falta de reciprocidade de sentimentos.
Como fazer para evitar ou superar estes momentos e viver de uma maneira mais plena e satisfatória?
Poderíamos citar algumas condutas para evitar o afastamento de pessoas de modo a tornar a vida mais agradável de ser vivida.
Criar pontes e não abismos, isto é, parar de reclamar, de vitimizar-se e expressar de maneira clara o que deseja. Humildade para pedir, sem pressupor que os outros são obrigados a adivinhar e satisfazer pensamentos;
Investir nas amizades que já tem. Há que se cultivar os amigos, pois não podemos esperar atenção, carinho, companhia se agirmos de maneira oposta, isto é, negligenciando-os, não os tratando da maneira que gostaríamos de ser tratados;
Buscar novos amigos, em outros grupos sociais diversificados, de acordo com os múltiplos interesses que cada um tenha (uma companhia para o futebol uma outra para o cinema, outra para atividade física, ou ainda para a dança, para a pintura e uma infinidade de outros interesses);
Aprender sempre, criando oportunidades de momentos alegres e gratificantes que abastecerão cada um de boas recordações;
Ter consciência da finitude do ser humano e saber que todos os seres vivos envelhecem, cumprem um ciclo de existência e que por melhor que todos tenhamos vivido pode chegar um momento que as pessoas poderão verdadeiramente encontrar-se sozinhas e que nesta hora cada um terá que ter se tornado uma pessoa melhor, que apesar da falta da companhia de outro ser humano, consigam ter prazer com a sua própria companhia, ou seja, que se permitam refletir sem medo sobre a existência pessoal;
Manter relacionamento cordial com vizinhos dedicar-se a atividades de benemerência, auxiliando os menos favorecidos também é uma forma de sentir-se bem, ocupar o tempo e acima de tudo ver que por pior que possa ser a situação pessoal, sempre poderia ser pior, que assim como há pessoas em melhores condições, há uma infinidade de outras com mais carências quer afetivas ou materiais;
Cobrar ou responsabilizar menos o “outro” pelo sofrimento ou condição pessoal, pois cada um colhe o que plantou, cada pessoa deve ser responsável pelas escolhas feitas, pelos caminhos trilhados, sabendo assumir os erros para em contrapartida também poder gozar dos louros de cada vitória conquistada;
Saber valorizar as conquistas pessoais também é um sinal de autoestima elevada. É fundamental gostar de si, ser generoso consigo mesmo;
Em resumo, diríamos que o autoconhecimento é importantíssimo para o crescimento pessoal. Todos devem utilizar-se disto para alavancar o futuro, assumir a própria vida fortalecendo-se para seguir em frente, fazendo das experiências pessoais a alavanca para um futuro melhor, no qual esteja mais fortalecido, mais pleno, e em conseqüência menos solitário.
Fontes consultadas: http://www.institutouniao.com.br
http://www.redepsi.com.br
http://www.infoescola.com
http://www.2uol.com.br/vyaestelar/solidão_velhice.htm
http://planetanews.com/news/2005/10325
É um estado ou um sentimento que faz com que as pessoas tenham a sensação de desamparo, de não ser compreendida, de não poder dividir sentimentos, emoções ou inquietações. Não significa, necessariamente, ausência de companhia.
Não acomete apenas pessoas idosas. Independe de idade.
Envolve isolamento (social ou emocional), apatia, tristeza, insatisfação com a própria vida, ausência de relacionamentos fortes, agradáveis e significativos.
Mais importante que ficar preso ao sentimento de solidão é procurar agir de modo a afastá-la. Isto começa por uma reflexão sobre a própria vida, sobre condutas adotadas. É importante o mergulho em seu interior, uma oportunidade de autoconhecimento, de mudança e crescimento.
Segundo Martin Heidegger, filósofo alemão, a solidão é o estado inato do homem. A experiência do nascimento é particular de cada um, assim como a vida e a morte, pois cada vivência de aprendizado é única. Ninguém pode vivenciar as experiências no lugar do outro.
Para algumas pessoas o fato de estarem sós e sentirem-se só é motivo de sofrimento, enquanto que para outros o fato de encontrarem-se desta forma é a oportunidade de conquistarem mais independência. Isto em geral acontece com as pessoas que cumpriram uma trajetória profissional que lhes possibilitou terem autonomia financeira, habilitando-as para realizarem sonhos dantes não realizados, terem mais lazer e até mesmo aproveitarem este tempo e espaço para empreenderem uma nova atividade.
As pessoas que tem uma crença, que tem fé, espiritualidade desenvolvida aproveitam para fazer da solidão algo positivo, propiciando-se um mergulho interior,
oportunidade esta em que cada um revê o passado constata os possíveis erros cometidos para não repeti-los, libertando-se assim de coisas que poderiam ocasionar culpas, medo para encarar o presente e planejar o futuro. É a hora de acertos consigo mesmo, de passar à limpo e perdoar aos outros pelas mágoas e sofrimentos e perdoar a si mesmo.
A solidão, como já dissemos não acomete só pessoas na maturidade, ou idosos, mas também aos mais jovens, que podem sentir-se sós mesmo em meio a familiares, assim como no meio de uma multidão, pela falta de reciprocidade de sentimentos.
Como fazer para evitar ou superar estes momentos e viver de uma maneira mais plena e satisfatória?
Poderíamos citar algumas condutas para evitar o afastamento de pessoas de modo a tornar a vida mais agradável de ser vivida.
Criar pontes e não abismos, isto é, parar de reclamar, de vitimizar-se e expressar de maneira clara o que deseja. Humildade para pedir, sem pressupor que os outros são obrigados a adivinhar e satisfazer pensamentos;
Investir nas amizades que já tem. Há que se cultivar os amigos, pois não podemos esperar atenção, carinho, companhia se agirmos de maneira oposta, isto é, negligenciando-os, não os tratando da maneira que gostaríamos de ser tratados;
Buscar novos amigos, em outros grupos sociais diversificados, de acordo com os múltiplos interesses que cada um tenha (uma companhia para o futebol uma outra para o cinema, outra para atividade física, ou ainda para a dança, para a pintura e uma infinidade de outros interesses);
Aprender sempre, criando oportunidades de momentos alegres e gratificantes que abastecerão cada um de boas recordações;
Ter consciência da finitude do ser humano e saber que todos os seres vivos envelhecem, cumprem um ciclo de existência e que por melhor que todos tenhamos vivido pode chegar um momento que as pessoas poderão verdadeiramente encontrar-se sozinhas e que nesta hora cada um terá que ter se tornado uma pessoa melhor, que apesar da falta da companhia de outro ser humano, consigam ter prazer com a sua própria companhia, ou seja, que se permitam refletir sem medo sobre a existência pessoal;
Manter relacionamento cordial com vizinhos dedicar-se a atividades de benemerência, auxiliando os menos favorecidos também é uma forma de sentir-se bem, ocupar o tempo e acima de tudo ver que por pior que possa ser a situação pessoal, sempre poderia ser pior, que assim como há pessoas em melhores condições, há uma infinidade de outras com mais carências quer afetivas ou materiais;
Cobrar ou responsabilizar menos o “outro” pelo sofrimento ou condição pessoal, pois cada um colhe o que plantou, cada pessoa deve ser responsável pelas escolhas feitas, pelos caminhos trilhados, sabendo assumir os erros para em contrapartida também poder gozar dos louros de cada vitória conquistada;
Saber valorizar as conquistas pessoais também é um sinal de autoestima elevada. É fundamental gostar de si, ser generoso consigo mesmo;
Em resumo, diríamos que o autoconhecimento é importantíssimo para o crescimento pessoal. Todos devem utilizar-se disto para alavancar o futuro, assumir a própria vida fortalecendo-se para seguir em frente, fazendo das experiências pessoais a alavanca para um futuro melhor, no qual esteja mais fortalecido, mais pleno, e em conseqüência menos solitário.
Fontes consultadas: http://www.institutouniao.com.br
http://www.redepsi.com.br
http://www.infoescola.com
http://www.2uol.com.br/vyaestelar/solidão_velhice.htm
http://planetanews.com/news/2005/10325
CALENDÁRIO DAS OFICINAS
2ª FEIRA
OFICINA DE DANÇA
VOL.MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES
HORÁRIO: 14H/16H
OFICINA DE CROCHÊ II
VOL.ELOÍSA HELENA CARVALHO
HORÁRIO:14H/17H
OFICINA DE CINEMA
VOL.JOSÉ OSCAR ABREU
HORÁRIO:14H/17H
OFICINA DE ESPANHOL
VOL.IZOLINA FOLHA
HORÁRIO: 14h/16h
3ª FEIRA
OFICINA DE BORDADO
VOL. JANDIRA
HORÁRIO: 9h/11h
OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO
PEDAGOGA:MARIA APARECIDA/BIANCA MACIEL HERNANDES
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DE MÚSICA(CORAL)
VOL.WASHINGTON LUIZ RODRIGUES
HORÁRIO 14h/17h
OFICINA DE PINTURA EM TECIDO
VOL.TAÍSA HOFFMANN
HORÁRIO: 14h/17h
GRUPO TERAPÊUTICO "COMPARTILHAR"
PSICÓLOGA SULANITA ARRUDA
PEDAGOGA IZABEL CRISTINA LAGUNA
HORÁRIO: 14h/17h
4º FEIRA
OFICINA DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA (MANHÃ)
VOL. PROF. ESTEFÂNIA
HORÁRIO:8H30MIN/9H30MIN
OFICINA DE PINTURA EM MADEIRA
VOL.REGINA MAGALHÃES
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DO CORPO
ACADÊMICOS: NATÁLIA BOHM BONOW
JOSÉ ANTÔNIO BICCA RIBEIRO
HORÁRIO: 14h/15h
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A TERCEIRA IDADE (QUINZENAL)
PSICÓLOGA SULANITA ARRUDA
HORÁRIO:14h/17h
OFICINA DA MEMÓRIA
PEDAGOGA IZABEL CRISTINA LAGUNA
HORÁRIO:14h/16h
OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO
PEDAGOGAS: MARIA APARECIDA
BIANCA MACIEL HERNANDES
OFICINA DE INFORMÁTICA I E II
VOL. MARLENE VASCONCELOS E NILZA CUNHA
HORÁRIO: TURMA I 14h//15h30min
TURMA II 16h/17h30min
5º FEIRA
OFICINA DE CROCHÊ
VOL. ELOISA HELENA CARVALHO
HORÁRIO:14h/17h
OFICINA DE TRICÔ
VOL.JUSSARA GUIDO BERNARDES
HORÁRIO: 14h/17h
GA.CUIDADORES E/OU FAM. PESSOAS COM ALZHEIMER
A.SOCIAL ELIZABETH MADRUGA
HORÁRIO: 14h/16h30min
OFICINA DE TEAR
VOL. TEREZINHA NEVE CÓSSIO
HORÁRIO: 14h/17h
HISTÓRIA CRÍTICA COM A TERCEIRA IDADE
PROF. JANDIR JOÃO ZANOTELLI
HORÁRIO: 14h30min/17h
6º FEIRA
OFICINA DE TAPEÇARIA
VOL.MARLENE COSTA
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DE TURISMO
TURISMÓLOGA: HELENA NOBRE
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DO CORPO
ACADÊMICOS : NATÁLIA BOHM BONOW
JOSÉ ANTÔNIO BICCA RIBEIRO
HORÁRIO: 14h/15h
OFICINA DE ESPIRITUALIDADE
MINISTRO DA PALAVRA: MIGUEL ÂNGELO MELO VIEIRA DA CUNHA
HORÁRIO:14h/17h
ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
PEDAGOGA: MARIA APARECIDA
HORÁRIO:AGENDAMENTO C/HELENA-SECRETARIA
2ª FEIRA
OFICINA DE DANÇA
VOL.MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES
HORÁRIO: 14H/16H
OFICINA DE CROCHÊ II
VOL.ELOÍSA HELENA CARVALHO
HORÁRIO:14H/17H
OFICINA DE CINEMA
VOL.JOSÉ OSCAR ABREU
HORÁRIO:14H/17H
OFICINA DE ESPANHOL
VOL.IZOLINA FOLHA
HORÁRIO: 14h/16h
3ª FEIRA
OFICINA DE BORDADO
VOL. JANDIRA
HORÁRIO: 9h/11h
OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO
PEDAGOGA:MARIA APARECIDA/BIANCA MACIEL HERNANDES
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DE MÚSICA(CORAL)
VOL.WASHINGTON LUIZ RODRIGUES
HORÁRIO 14h/17h
OFICINA DE PINTURA EM TECIDO
VOL.TAÍSA HOFFMANN
HORÁRIO: 14h/17h
GRUPO TERAPÊUTICO "COMPARTILHAR"
PSICÓLOGA SULANITA ARRUDA
PEDAGOGA IZABEL CRISTINA LAGUNA
HORÁRIO: 14h/17h
4º FEIRA
OFICINA DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA (MANHÃ)
VOL. PROF. ESTEFÂNIA
HORÁRIO:8H30MIN/9H30MIN
OFICINA DE PINTURA EM MADEIRA
VOL.REGINA MAGALHÃES
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DO CORPO
ACADÊMICOS: NATÁLIA BOHM BONOW
JOSÉ ANTÔNIO BICCA RIBEIRO
HORÁRIO: 14h/15h
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A TERCEIRA IDADE (QUINZENAL)
PSICÓLOGA SULANITA ARRUDA
HORÁRIO:14h/17h
OFICINA DA MEMÓRIA
PEDAGOGA IZABEL CRISTINA LAGUNA
HORÁRIO:14h/16h
OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO
PEDAGOGAS: MARIA APARECIDA
BIANCA MACIEL HERNANDES
OFICINA DE INFORMÁTICA I E II
VOL. MARLENE VASCONCELOS E NILZA CUNHA
HORÁRIO: TURMA I 14h//15h30min
TURMA II 16h/17h30min
5º FEIRA
OFICINA DE CROCHÊ
VOL. ELOISA HELENA CARVALHO
HORÁRIO:14h/17h
OFICINA DE TRICÔ
VOL.JUSSARA GUIDO BERNARDES
HORÁRIO: 14h/17h
GA.CUIDADORES E/OU FAM. PESSOAS COM ALZHEIMER
A.SOCIAL ELIZABETH MADRUGA
HORÁRIO: 14h/16h30min
OFICINA DE TEAR
VOL. TEREZINHA NEVE CÓSSIO
HORÁRIO: 14h/17h
HISTÓRIA CRÍTICA COM A TERCEIRA IDADE
PROF. JANDIR JOÃO ZANOTELLI
HORÁRIO: 14h30min/17h
6º FEIRA
OFICINA DE TAPEÇARIA
VOL.MARLENE COSTA
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DE TURISMO
TURISMÓLOGA: HELENA NOBRE
HORÁRIO: 14h/17h
OFICINA DO CORPO
ACADÊMICOS : NATÁLIA BOHM BONOW
JOSÉ ANTÔNIO BICCA RIBEIRO
HORÁRIO: 14h/15h
OFICINA DE ESPIRITUALIDADE
MINISTRO DA PALAVRA: MIGUEL ÂNGELO MELO VIEIRA DA CUNHA
HORÁRIO:14h/17h
ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
PEDAGOGA: MARIA APARECIDA
HORÁRIO:AGENDAMENTO C/HELENA-SECRETARIA
OFICINAS QUE O CETRES OFERECE À COMUNIDADE EM 2009 E O NÚMERO DE INTEGRANTES EM CADA UMA DELAS
ALFABETIZAÇÃO (5)
CINEMA (14)
CROCHÊ I (25)
CROCHÊ II(21)
DANÇA(12)
ESPANHOL(10)
ESPIRITUALIDADE(08)
FISIOTERAPIA PREVENTIVA (26)
G.A À CUIDADORES E FAMILIARES DE PESSOAS COM MAL DE ALZHEIMER(07)
HISTÓRIA CRÍTICA COM A TERCEIRA IDADE(06)
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A TERCEIRA IDADE (06)
GRUPO DE APOIO À QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE(09)
GRUPO TERAPÊUTICO COMPARTILHAR(13)
INFORMÁTICA I(30)
INFORMÁTICA II(30)
MÚSICA(08)
OFICINA DO CORPO(23)
OFICINA DA MEMÓRIA (14)
OFICINA DE TEAR(07)
PINTURA EM MADEIRA (15)
PINTURA EM TECIDO(18)
TAPEÇARIA(26)
TRICÔ (23)
ALFABETIZAÇÃO (5)
CINEMA (14)
CROCHÊ I (25)
CROCHÊ II(21)
DANÇA(12)
ESPANHOL(10)
ESPIRITUALIDADE(08)
FISIOTERAPIA PREVENTIVA (26)
G.A À CUIDADORES E FAMILIARES DE PESSOAS COM MAL DE ALZHEIMER(07)
HISTÓRIA CRÍTICA COM A TERCEIRA IDADE(06)
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A TERCEIRA IDADE (06)
GRUPO DE APOIO À QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE(09)
GRUPO TERAPÊUTICO COMPARTILHAR(13)
INFORMÁTICA I(30)
INFORMÁTICA II(30)
MÚSICA(08)
OFICINA DO CORPO(23)
OFICINA DA MEMÓRIA (14)
OFICINA DE TEAR(07)
PINTURA EM MADEIRA (15)
PINTURA EM TECIDO(18)
TAPEÇARIA(26)
TRICÔ (23)
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