Postagens populares

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Agenda de Eventos






Nome evento Sessão da Câmara - 20 Anos de CETRES

Data Inicio 29/09/2010

Data Encerramento 29/09/2010

Hora 14h

Local Auditório Dom Antônio Zattera







Descrição







A Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas em homenagem ao Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) integra a programação especial dos 20 anos do Centro.



Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273.






Fonte:http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=agenda&id=703
27-09-2010

21h39min





Cetres

UCPel promove atividades para os idosos

Pelotas, terça-feira, 28 de setembro de 2010, 20h53min

Por: Aline Santos


aline@diariopopular.com.br



O Salão de Festas do Parque do Sesi foi palco de atividades promovidas em conjunto pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Projetos Especiais (SPE) e Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). O evento, que ocorreu nesta segunda-feira (27), integra programação alusiva ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.



A Escola de Cabeleireiros Nair Rossel participou com serviços de beleza, como cortes de cabelo, penteados, manicure e maquiagem. A Secretaria de Saúde (SMS) colaborou com a aferição de pressão arterial, testes e aconselhamento de DSTs/Aids. A apresentação de Corais e de Solon Silva e banda também agitaram a tarde. Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Maria da Glória Santana, informações sobre o Estatuto do Idoso também foram prestadas por profissionais da Faculdade Anhanguera.



As comemorações ao Dia do Idoso foram iniciadas no dia 22 com o 18° Ciclo de Palestras A arte de bem envelhecer. No dia 29, às 14h, será realizada, no auditório Dom Antônio Zattera (UCPel), uma Sessão Especial da Câmara de Vereadores em homenagem aos 20 anos do Cetres. No dia 30, o baile do idoso, com início às 15h no Clube Diamantinos, encerra a programação. Os ingressos poderão ser retirados em qualquer farmácia da Rede Tchê, em troca de um litro de leite, a serem doados ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá.



Fonte:http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6&noticia=27572



Diário da Manhã, dia 27 de setembro de 2010, segunda-feira,com o título Coordenadora do PPV faz recomendação aos idosos. Página 06

Leia também a reportagem do Jornal Diário da Manhã-Pelotas RS,do dia 23 de setembro de 2010, quinta -feira, página 11.Sobre o início do Ciclo de Palestras

[22/09/2010]


CETRES dá início a 18° Ciclo de Palestras

Teve início na tarde desta quarta-feira (22), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 18° Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”. O evento integra a programação do aniversário de 20 anos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (CETRES) e ocorre até a próxima sexta-feira (24).


Às 14h, compuseram a mesa da cerimônia de abertura a coordenadora de extensão da UCPel, Maria Clara Soares Salengue, a coordenadora do CETRES, Sulanita Caldeira de Arruda, e a coordenadora administrativa do Programa de Prevenção da Violência (PPV), Mary Jane dos Anjos. Após a abertura oficial, ocorreu uma apresentação do Coral da Terceira Idade do Cetres, regido pela professora Vera Vargas. O coral de 12 senhoras emocionou o público presente cantando sucessos de Roberto Carlos e Adoniran Barbosa.



A coordenadora do CETRES, Sulanita Arruda, destacou, durante seu discurso, a importância da terceira idade. “O aumento da expectativa de vida é uma conquista da sociedade. As reflexões que abrangem o idoso são importantes para uma vida mais longa e mais saudável. Estar na terceira idade não é ruim. Se as pessoas quiserem, este pode ser o melhor momento de suas vidas”, disse.



A primeira palestra, intitulada “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, foi ministrada pelo médico Waldemar Hillal Barboza. Durante o bate-papo, Waldemar comentou assuntos como o tabagismo, diabetes e alertou os idosos sobre a hipertensão arterial. “No Brasil, existem 30 milhões de hipertensos e cerca de 50% dessas pessoas sabem que possuem pressão alta, mas não realizam nenhum tipo de tratamento. As pessoas que consomem muito sal, com excesso de peso ou com algum histórico de hipertensão na família são mais propensas a ter a pressão elevada”, disse. Completando a programação, a segunda palestra do dia, “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, foi ministrada por Izabel Cristina Laguna.



As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como o público geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273. Confira a programação para os próximos dias do evento:



Quinta-feira, dia 23 de setembro

14h - “A Soja: Benefícios na Terceira Idade”, com química de alimentos Rosane da Silva Rodrigues.

15h - Intervalo

16h – “Envelhecer sem Estresse”, com psicóloga Siduana Facin Neves.



Sexta-feira, dia 24 de setembro

14h - “Prevenção das DST’s AIDS na Terceira Idade”, com psicóloga Isabelle Schmidt da Silva.

15h - Intervalo

16h – “Como Prevenir a Violência na Terceira Idade”, com médica Julia Maria de Azevedo Frio.




Fonte:http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=noticias&id=2867

Também no Diário Popular

A Arte de Bem Envelhecer integra comemorações do Cetres


Geral

22-09-2010
15h04min





Palestras

A Arte de Bem Envelhecer integra comemorações do Cetres

Pelotas, terça-feira, 28 de setembro de 2010, 21h05mi

Em comemoração aos 20 anos de serviços prestados à comunidade, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) programou o 18º Ciclo de Palestras A Arte de Bem Envelhecer. A abertura oficial do ciclo ocorrerá às 14h desta quarta-feira (22). O público presente terá a oportunidade de assistir às palestras Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up, com médico Waldemar Hillal Barbosa, e O Papel das Emoções na Formação da Memória, com Izabel Cristina Laguna.



Refletir sobre o processo de envelhecimento é o principal objetivo do ciclo. Além disso, segundo a assistente social da equipe do CETRES, Else Elizabeth Knapp Madruga, o evento é uma oportunidade de reflexão e aquisição de novos conhecimentos, sendo fator importante para inserção social dos idosos. O ciclo de palestras ocorre até o dia 24 de setembro, no Auditório Dom Antônio Zattera.



As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como ao público em geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273.

http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6&noticia=27312

CETRES DIVULGADO EM OUTROS SITES


PPV participa da Semana do Idoso promovida pelo


Cetres/UCPel

Extraído de: Prefeitura Municipal de Pelotas - 22 de Setembro de 2010

O Programa de Prevenção à Violência (PPV), de iniciativa do governo estadual e vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando do XVIII Ciclo de Palestras: a arte de bem envelhecer, que integra as festividades da Semana do Idoso, organizado pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel).



O Ciclo de palestras começou hoje (22) e se estende até esta sexta-feira (24), no auditório Dom Antônio Zattera, da UCPel (Félix da Cunha, 408 - entrada pela Três de Maio).



A abertura oficial do Ciclo de Palestras ocorreu às 14h e contou com a participação da coordenadora administrativa do PPV de Pelotas, Mary Jane dos Anjos, que na ocasião representou a coordenadora do PPV, Júlia Frio - que palestrará na sexta-feira -, e o secretário de Saúde, Francisco Isaías. A primeira palestra do evento, com início às 14h30, foi proferida pelo doutor Waldemar Hillal Barbosa, com o título "Investigação detalahada: a importância do check up. Após o intervalo, a gerontologista Isabel Cristina Laguna, dircursou sobre "O papel das emoções da formação da memória".



As palestras são direcionadas às pessoas de meia-idade, terceira idade, comunidade universitária e em geral. A inscrição é feita com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.



Durante o Ciclo de Palestras e a Semana do Idoso, o PPV estará distribuindo gratuitamente o informativo "Você sabia quê? A melhor idade é aquela que você tem", com recomendações diversas, dicas para evitar quedas e alertas para prevenção a roubos e golpes comumente aplicados em agências bancárias e caixas eletrônicos. A programação da Semana do Idoso vai até o dia 30 de setembro e terá missa, sessão na Câmara de Vereadores e baile no Clube Diamantinos (confira abaixo).



Programação da Semana do Idoso:



Dia 23 - quinta-feira



14h - A soja: benefícios na maturidade, Quim. Alim. Profª Rosane da Silva Rodrigues



15h30 - Intervalo



16h - Envelhecer sem estresse; psic. Siduana Facin das Neves



Dia 24 - sexta-feira



14h - Prevenção das DST/AIDS na terceira idade; psic. Isabelle Schmidt da Silva



15h30 - Intervalo



16h - Como prevenir a violência na terceira idade; drª Julia Maria de Azevedo frio



Dia 26 - domingo



9h30 - Missa festiva de aniversário na Catedral São Francisco de Paula



Dia 29 - quarta-feira



14h - Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas no auditório Dom Antônio Zattera



Dia 30 - quinta-feira



15h - Baile do Idoso, Clube Diamantinos (Rua Gonçalves Chaves, 956)



Ingresso: 1 litro de leite, entregue em qualquer Farmácia da Rede Tchê, na retirada do convite, que será doado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.



Autor: Joice Lima - 025029


Fonte:http://www.jusbrasil.com.br/politica/5888815/ppv-participa-da-semana-do-idoso-promovida-pelo-cetres-ucpel


[21/09/2010]


“A Arte de Bem Envelhecer” integra comemorações do CETRES





Em comemoração aos 20 anos de serviços prestados à comunidade, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) programou o 18º Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”. A abertura oficial do ciclo ocorrerá às 14h desta quarta-feira (22). O público presente terá a oportunidade de assistir às palestras “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, com médico Waldemar Hillal Barbosa, e “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, com Izabel Cristina Laguna.



Refletir sobre o processo de envelhecimento é o principal objetivo do ciclo. Além disso, segundo a assistente social da equipe do CETRES, Else Elizabeth Knapp Madruga, o evento é uma oportunidade de reflexão e aquisição de novos conhecimentos, sendo fator importante para inserção social dos idosos.



O ciclo de palestras ocorre até o dia 24 de setembro, no Auditório Dom Antônio Zattera.



As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como ao público em geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273.



Programação - Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”

Quarta-feira, dia 22 de setembro

13h – Inscrições

14h - Abertura Oficial

14h30min- “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, com médico Waldemar Hillal Barbosa.

16h – Intervalo

16h30min – “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, com Izabel Cristina Laguna.



Quinta-feira, dia 23 de setembro:

14h - “A Soja: Benefícios na Terceira Idade”, com química de alimentos Rosane da Silva Rodrigues.

15h - Intervalo

16h – “Envelhecer sem Estresse”, com psicóloga Siduana Facin Neves.



Sexta-feira, dia 24 de setembro:

14h - “Prevenção das DST’s AIDS na Terceira Idade”, com psicóloga Isabelle Schmidt da Silva.

15h - Intervalo

16h – “Como Prevenir a Violência na Terceira Idade”, com médica Julia Maria de Azevedo Frio.



Programação – 20 anos CETRES

Domingo, dia 26 de setembro

9h30min – Missa Festiva de Aniversário

Local: Catedral São Francisco de Paula



Quarta-feira, dia 29 de setembro

14h – Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas

Local: Auditório Dom Antônio Zattera



Quinta-feira, dia 30 de setembro

15h – Baile do Dia do Idoso

Local: Clube Diamantinos (Rua Gonçalves Chaves, 956)

Ingresso: um litro de leite, entregue em qualquer Farmácia da Rede Tchê, na retirada do convite, que será doado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.

http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=noticias&id=2865
Powered By Blogger