Postagens populares

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

NOTAS

* Else Elizabeth Knapp Madruga, do Cetres-UCPel, lidera ciclo de palestras, mensalmente, Conversando com a Terceira Idade neste dia 30. O palestrante foi o professor, artista plástico e escritor Mário Mattos, que ministrou a palestra Pintando o Rio Grande na terceira idade, que foi muito elogiado e prestigiado.*


Else Elizabeth e a coreógrafa, bailarina e professora de dança para a terceira idade Laís Hallal, serão minhas entrevistadas de quarta-feira, às 22h30min, no Programa Toque de classe, na TV Cidade (Canal 20). Está muito legal!


Fonte:Diário Popular-segunda/terça - 02 e 03 .11.2009
Coluna Marina Oliveira

BOM HUMOR


ENCARAR A VIDA COM BOM HUMOR

Bom humor é leveza, riso, alegria, ausência de culpas, de preocupações desmedidas, de intolerância. Quem tem bom humor se aborrece menos, é mais saudável, transmite otimismo.
Bom humor não significa rir à toa, pois há risos sarcásticos, maldosos, falsos. A maior parte, entretanto, transmite mensagens de simpatia, concordância.
Rir fortalece a mente, o corpo, ajuda a combater o estresse, protege contra doenças físicas e psíquicas. Tem efeito ansiolítico.
O riso abre caminhos, quebra resistências.
Quem tem bom humor apresenta uma postura mais flexível e é capaz de encontrar graça em diferentes situações. As pessoas bem humoradas são mais criativas e enfrentam situações difíceis, perdas, de forma mais positiva. São mais resilientes, isto é mais capazes de se refazer diante das adversidades.
Desde os primórdios da civilização o riso já era tido como característica positiva do homem. Aristóteles (322 a.c) via no riso um exercício corporal de grande valor para a saúde, aumentando as defesas do organismo e diminuindo a sensibilidade à dor. O filósofo Immanuel Kant (1724-1804) já dizia que três coisas fortalecem o homem contra as atribulações da vida: A esperança, o sono e o riso.
Freud via o humor como uma válvula de escape da psique. Segundo ele, quem conseguisse fazer piada sobre a própria sorte estaria acima de seu destino.
Estudos de antropólogos dizem que o riso tem a função de ajudar a controlar sentimentos negativos e reduzir conflitos, aplacando o estresse e as tensões.
Na atualidade utilizam-se terapias centradas no riso para auxiliar pessoas idosas ou doentes crônicos e com enfermidades incuráveis. Há os Doutores da Alegria que visitam hospitais, geriatrias, há a yoga do riso – rir sem motivo- sob comando, sem que haja algo engraçado, pois tem efeito contagiante, como o bocejo. Há o que é denominado de Rota da Alegria para auxiliar no tratamento de pacientes com depressão.
Passos importantes a serem trilhados são aqueles que dizem respeito ao autoconhecimento do indivíduo. Ao saber-se de mau humor é preciso mudar o pensamento, o foco, afastando os pensamentos negativos e substituindo-os por algo positivo, ou pelo menos não dar atenção demais aos pensamentos negativos, pois estes costumam exaurir as energias e até induzirem à depressão. É preciso substituir os pensamentos negativos, por outros mais produtivos e sem efeitos danosos. É preciso mudar crenças e atitudes. A prender a lidar com humor com as questões sérias.
Relaxar, sorrir, contar piadas, sair, conviver com pessoas bem humoradas, ler livros, assistir filmes que além de divertir, instruem; ter lazer, não da importância demasiada aos problemas, achar graça das próprias dificuldades são estratégias que devem ser utilizadas.
Um grande desafio é conseguir fazer isto no dia a dia, isto é, aplicar, realmente á própria vida,
Para cultivar o bom humor é preciso ter hábitos diários saudáveis, uma rotina de boa alimentação, sono e lazer. Caminhadas, práticas esportivas, passeios, leitura, canto, ouvir uma boa música são hábitos simples, mas de ótimo resultado. O isolamento é prejudicial.
Às pessoas mal humoradas deve procurar valorizar tudo aquilo que tem de positivo (amigos, família, emprego/aposentadoria). Muitas vezes as pessoas se queixam sem considerar que são privilegiados, pois tem saúde, afetos, autonomia, isto é, podem se locomover, ver, falar, ouvir, enquanto outros estão tolhidos disso e, não raro enfrentam a vida com mais leveza e bom humor.
CRÉDITOS DA IMAGEM: www.fotosearch.com.br
Leituras adicionais:Bom humor vale por remédio e protege a saúde contra doenças
Bom humor é fundamental
Bom humor e Mau humor
A velhice com o bom humor
Powered By Blogger