Postagens populares

domingo, 16 de maio de 2010

VALORIZAÇÃO DO IDOSO


“Mantenha-se ativo para envelhecer melhor”
Lema do Ano Internacional do Idoso- 1999

Os governos e a sociedade despertaram para o crescimento da população idosa muito recentemente tanto que o ano internacional do idoso só foi ser instituído em 1999.
O Estatuto do Idoso só foi promulgado em 2003.
Nos países desenvolvidos, ricos, a terceira idade é considerada a partir dos 65 anos de idade.
A expectativa de vida no Brasil já é de pouco mais de 70 anos, nos Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa é mais alta, chegando a 79 anos.
A estimativa é que em 2010 haverá 1 bilhão de idosos, sendo que 700 milhões em países em desenvolvimento como o Brasil.
Como o crescimento da população idosa é algo novo, muito há para ser estudado, inclusive para desmistificar muitas crenças errôneas como as que citaremos a seguir:

- TODOS OS IDOSOS SÃO IGUAIS

Nem sempre isso corresponde, pois fatores genéticos, origem étnica e cultural, clima localização geográfica influem nos índices de sobrevivência e envelhecimento.

-HOMEMS E MULHERES SÃO IGUAIS

As mulheres vivem em média 07 anos mais que os homens. Obedecem mais as ordens médicas, se cuidam mais. Os homens sofrem mais acidentes, morrem em guerras.

-TODOS OS IDOSOS SÃO FRÁGEIS

Hoje é grande o número de idosos que se cuidam, praticam atividades físicas, mantêm-se ativos e tem uma sobrevida de 20 anos para quem está na faixa dos 60 anos.

-VELHOS SÃO INÚTEIS, NÃO TEM O QUE OFERECER

Não se sustenta esta afirmação, pois os idosos auxiliam na criação de netos, sustentam famílias, contribuem com sua experiência e sabedoria.

- IDOSOS SÃO ONEROSOS PARA A SOCIEDADE

Não é possível considerar só isoladamente a questão financeira. Afinal eles contribuíram com seu trabalho para custear a aposentadoria.
A pobreza, de um modo geral é que é responsável por grandes gastos com enfermidades o que repercute nos gastos no âmbito da saúde.

SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE-OMS O MAIOR DESAFIO DA SOCIEDADE NA ATUALIDADE É FAZER MUDANÇA NAS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS PARA MELHOR ATENDER ESTA FAIXA ETÁRIA.


ÓCIO NA TERCEIRA IDADE



Tendo por finalidade a melhora da qualidade de vida do idoso e em conseqüência a elevação de auto-estima e valorização fala-se hoje em ócio, que embora possa evocar algum sentido pejorativo como preguiça, debilidade, negligência, falta do que fazer quer é valorizar o tempo disponível significando um lazer positivo, repouso, trabalho mental suave, contrapondo-se à correria, estresse, excesso de afazeres. Isto, na realidade é um movimento mundial envolvendo todos os segmentos da sociedade, além da Terceira Idade. Visa fazer as pessoas se deterem mais nas coisas da vida que podem proporcionar bem estar, como observar o por do sol, contemplar o mar, passear no bosque, descansar na praça admirando as flores, os pássaros, apreciar uma bela noite de luar.
O autor Domenico de Masi em seu livro Ócio Criativo de 1995 propõe o ócio cultural para a Terceira Idade, desfrutando o tempo livre com viagens, estética, ginástica, repouso, erotismo, meditação, reflexão.



PRAZERES DO ENVELHECIMENTO


Envelhecer é diferente de amadurecer. Influi muito a maneira de cada pessoa encarar as mudanças, se posicionar frente aos acontecimentos. Depende de não aceitar mitos como verdades absolutas. Procurar manter-se ativo. Afinal as mudanças ocorrem por toda a vida.
É preciso viver de forma responsável. Fazer prevenção, visitar regularmente o médico, fazer exames preventivos, não se automedicar, não fumar, não beber, praticar atividades físicas o que provoca liberação de hormônios que induzem a uma sensação de bem-estar, de prazer.
A aposentadoria é um marco que representa o fim de uma etapa (laboral), mas ao mesmo tempo significa o início de outra que também pode ser prazerosa, produtiva e feliz.
Manter contato com familiares, amigos, pessoas que lhe façam feliz é importante. Quem é amado vive melhor e mais feliz. A vida sexual ativa deve ser uma opção. Estudos indicam que o interesse sexual permanece mesmo após os 70 anos.



IMPORTANTE É CONTINUAR NA BUSCA PELA FELICIDADE, MENOS VOLTADA PARA COISAS MATERIAIS, MAS PARA VIVÊNCIAS E TROCAS INTERPESSOAIS POSSÍVEIS E PRAZEROSAS QUE RESULTAM EM BEM ESTAR.


“NÃO É PRECISO RIQUEZA, FAMA OU PRESTÍGIO PARA SE DEMONSTRAR GENTILEZA, HONESTIDADE, PACIÊNCIA, GENEROSIDADE E, NATURALMENTE, UM POUCO DE RESIGNAÇÃO PELO PASSAR DOS ANOS.”
(Dr. Luiz Freitag)


Powered By Blogger