Postagens populares

quarta-feira, 7 de julho de 2010

[05/07/2010]“A Vida Após os 40” é tema de palestra no Cetres






Muitos dizem que a vida começa ali. Para tirar dúvidas e debater sobre o assunto, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel) promove a palestra “A Vida Após os 40 Anos”. O encontro está marcado para o dia 08 de julho, às 15h, no Espaço Multiuso do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202).O palestrante será o triatleta Romualdo Kubiak, de 60 anos, que seguiu a regra do ditado popular. Kubiak iniciou sua carreira esportiva aos 40 anos, quando aprendeu a nadar. Em 1991, descobriu e se apaixonou pelo Triathlon. Após muitas vitórias em provas de curta e média distância, venceu, aos 50 anos, seu primeiro Ironman. Pelas suas contas, já percorreu, entre 1991 e 2004, cerca de 120 mil quilômetros, entre treinos e provas – o equivalente a quase três voltas ao mundo pela linha do Equador.
http://antares.ucpel.tche.br/portal/?secao=noticias&id=2675&PHPSESSID=f4215c7a0162ab9abf3ebd240e5f06b0


[01/07/2010]Festa Junina do Cetres agita a Terceira Idade


O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel) “não dormiu no ponto” e aproveitou o último dia do mês de junho para comemorar uma festa “pra lá de animada”. A Quadrilha colocou o pessoal da terceira idade para dançar. Música, guloseimas e Casamento na Roça trouxeram o ar caipira “pras bandas” da Festa Junina do Cetres.Zilda Silva Oliveira, 81 anos, participava pela primeira vez de uma festa junina desde os tempos do colégio. “Agora parece que é melhor”, constatou ela, que credita o sucesso da atividade à alegria e às amizades no Cetres. Esta foi a oitava edição da Festa Junina realizada pela entidade. Para a coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda, o idoso atual tem o desejo de participar ativamente do que ocorre na sociedade. “É um resgate. Nesta festa, os idosos podem fazer uma ótima atividade física, estão alegres. Com isso, a gente derruba alguns mitos de que o idoso é triste ou ranzinza. Pelo contrário, eles gostam e podem participar”, destacou.A atividade encerrou com a degustação de pipoca, amendoim, bolo e outras doçuras típicas de festa junina. Depois de dançar e pular tanto, só mesmo repondo as energias com as guloseimas.Atenção à SaúdeA atividade contou com a presença dos acadêmicos do quarto semestre de Enfermagem da UCPel e de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que lideraram a Quadrilha. “É uma experiência única e muito válida para nós, enquanto futuros profissionais. Temos que visar o bem-estar dos idosos hoje, para que não fiquem doentes amanhã. Para isso, é preciso dar atenção à alimentação, à atividade física, ao psicossocial, para ficarem todos como estão nesta festa: alegres e contentes”, disse a estudante de Enfermagem Jossane Sacramento. A professora Cristiane Moraes reforça a promoção à saúde que o curso propõe no Cetres. “Geralmente, os estudantes atuam em hospitais ou Unidades Básicas de Saúde, com pessoas que já estão doentes. Aqui eles têm contato com o idoso saudável e trabalham a prevenção”, explicou. A participação dos estudantes se dá por meio da disciplina de Cuidado ao Adulto Idoso I.


http://antares.ucpel.tche.br/portal/?secao=noticias&id=2666&PHPSESSID=cbf46463398831aaaf3b9ff667dae010


[21/06/2010]Palestra no Cetres aborda “Dicas de Segurança”


Integrando o ciclo de palestras “Conversando com a Terceira Idade”, ocorre na sexta-feira (25), às 14h, a palestra “Dicas de Segurança para a Terceira Idade no Dia a Dia”. O palestrante será o tenente Jarbas Castanheira, oficial da Reserva da Brigada Militar. O evento é realizado pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). A realização será no Centro de Convivência de Idosos do Cetres, localizado na Avenida Domingos de Almeida, 3150 – 1º Andar.O objetivo do ciclo de palestras é proporcionar aos idosos de Pelotas conhecimentos que favoreçam um envelhecimento biopsicossocial mais saudável, bem como um momento de encontro para troca de experiências.A atividade é direcionada a pessoas acima de 50 anos, frequentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas e também ao público em geral.Mais informações podem ser adquiridas com a equipe do Cetres, pelo contato (53) 3228-9273.


http://antares.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=noticias&id=2636
Powered By Blogger