Postagens populares

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SENTIMENTO DE CULPA

Culpa é um sentimento que causa desconforto em quem o sente. A pessoa tem a sensação de inadequação, de ser indigno ou mau. È como se não correspondesse ao modelo ideal que tem de si mesmo.
Desde a infância o ser humano é capaz de expressar sentimentos, como raiva, ódio, alegria, amor, tristeza, decepção, culpa em diversos níveis, de acordo com os sucessivos acontecimentos que o afetam. A maneira ou matizes em que são manifestados é que vai determinar o quanto a pessoa foi atingida ou a maneira como lida com estes sentimentos, se dentro de um aspecto de normalidade ou em nível patológico. (doentio)
A culpa não é o mesmo que sentimento de culpa. Este último é justamente a ocorrência da patologia.
O contexto social, a cultura tem papel importante em relação à maneira como os sentimentos vão ser exteriorizados, expressos. Num contexto de normalidade, numa família equilibrada a manifestação de sentimentos poderá ocorrer de uma maneira mais equilibrada do que naquelas em que a violência predomina.
As emoções precisam ser manifestadas, faladas para serem melhor trabalhadas, não se constituindo por si só em negativas.
As emoções afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida do indivíduo
Lidar de maneira saudável com os sentimentos é fator importante até mesmo para a longevidade. Permanecer apegado ao passado, remoendo sentimentos e acontecimentos negativos é prejudicial. É importante ter uma atitude positiva, bem humorada, de aprendizado através dos erros cometidos, não assumindo postura de vítima.
As emoções podem ser aliadas ou inimigas no processo de crescimento e envelhecimento do ser humano, sendo vital aprender a treinar as emoções para melhor viver e se relacionar.
As emoções devem ser combatidas com estados contrários, ou seja, as emoções negativas com positivas (tristeza X alegria; raiva X tolerância) além de saber controla-las, não manifesta-las de forma intempestuosa e desordenada.
Um outro procedimento aconselhável e que ao ser realizado já elimina parte de sua negatividade é analisar se tal sentimento ou emoção tem fundamento, procedência ou se é fruto de imaginação ou preocupação excessiva.
A pessoa que é afetada pelo sentimento de culpa apresenta algumas características, como: preocupação excessiva com a opinião alheia, sente-se indigno de receber algo, apresenta raiva reprimida, dificuldade em assumir responsabilidade sobre seus atos, fala repetidamente sobre o que a motivou a sentir-se culpada,responsabiliza o outro pelo seu sofrimento, autopunição com ocorrência frequente de acidentes , dificuldade de expressar sentimentos, não consegue falar “não”, necessidade de agradar, faz muito pelos outros e pouco por si mesmo, não consegue administrar o tempo, baixa autoestima, falta de amor próprio.
Detectar tais características é fundamental para o tratamento e superação de tal situação. A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido de grande valia nestas situações com obtenção de resultados positivos pelo trabalho das crenças geradoras das emoções negativas, que ao serem trabalhadas, evoluem para crenças geradoras de emoções positivas, benéficas para a saúde do indivíduo como um todo, isto é saúde física e mental.



Nenhum comentário:

Powered By Blogger