Postagens populares

quinta-feira, 12 de março de 2009


RESILIÊNCIA


Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
(Titãs)

É um termo utilizado em física para designar a capacidade que alguns materiais possuem de voltar ao normal, após serem submetidos a grandes impactos de temperatura, pressão e deformação.
Nas ciências exatas existe uma fórmula matemática capaz de relacionar tensão e deformação fornecendo com precisão a resiliência dos materiais.
Diferentes materiais apresentam diversos modos de resiliência. Esta explicação inicial é para melhor entendermos a significação do termo, interessa-nos entretanto, o termo RESILIÊNCIA na acepção enfocada pela Psicologia que inicialmente tinha como enfoque ou objeto de estudo a compreensão e tratamento das patologias.
Martin Seligman a partir de artigos escritos em 1998 entendeu ser necessário mudar a visão da Psicologia passando a ressaltar os aspectos positivos dos seres humanos, como suas motivações e capacidades. Ao invés de se focar na depressão, ansiedade, angústia, agressividade, o interesse passou a ser a compreensão dos fenômenos psicológicos como felicidade, otimismo, altruísmo, esperança, alegria, satisfação, conforme cita M.A. Yunes em seu artigo Psicologia Positiva e Resiliência.
. Interessante é a definição do dicionário de língua inglesa, datado de 1995(Longman) que define como “habilidade de voltar rapidamente para seu usual estado de saúde ou de espírito depois de passar por doenças, dificuldades: resiliência de caráter” Na segunda acepção “é a habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida: flexibilidade” ainda do artigo supra citado.
Nas Ciência Humanas e no Brasil é um termo utilizado há pouco tempo (cerca de 30 anos) e por isto parece ainda restrito aos meios acadêmicos e específicos. Pode se referir à resiliência da pessoa, da família, de comunidades ou até de povos cuja capacidade de suportar grandes tragédias e posteriormente se recuperar e empreender processos de desenvolvimento.(Ex. Japão pós Guerra,cidades devastadas por terremotos, inundações,tsunamis)
O termo inicialmente era tido como sinônimo de invencibilidade ou invulnerabilidade.
A resiliência é entendida , hoje, como a capacidade de lidar com os problemas,habilidade em superá-los transformando-se para melhor, o que, sem dúvida, não significa não ser atingido .É, em resumo ,a capacidade de resistir e crescer em meio aos problemas. Tem mais de flexibilidade no conceito, do que invencibilidade ou invulnerabilidade.
Este termo pode ser empregado também na pedagogia, quando se refere aos estudos com crianças que enfrentaram grandes adversidade no seio familiar e mesmo assim conseguiram resultados positivos em seu desempenho escolar.
Enquanto alguns submergem em meio às dificuldades outros superam e tiram proveito das condições adversas, não se tornam vítimas, não atribuem culpa aos outros nem a si próprio e utilizam tais obstáculos como trampolim para o crescimento.
Pode ser consciente ou não. Pode ser inato como pode ser desenvolvido, cultivado desde a infância, pelo incentivo e apoio daqueles que cercam a criança, pode ser aprendido pelo exemplo.
Em geral são pessoas que parecem levar a vida e o enfrentamento dos problemas de uma forma mais leve, mais bem humorada, com o entendimento de que nada é eterno, ao contrário, tudo é mutável, a exemplo do próprio ser humano que nasce indefeso, tem que aprender tudo para sobreviver desde comer, andar, falar, passando por vários estágios, como a infância, adolescência, a vida adulta, ou maturidade, a velhice ciente de que em todas estas etapas é necessário aprendizado, troca de experiência, o que pressupões estar aberto para o convívio que fortifica. Para um melhor convívio é necessário flexibilidade nos posicionamentos, troca, o que é fruto do desapego, que implica em não querer ser sempre o centro, ter sempre razão, querer tudo para si. Em decorrência podemos dizer que são pessoas que demonstram equilíbrio nas emoções,que sabem controlar impulsos que tem objetivos, que sabem avaliar as situações antes de empreenderem uma tarefa , analisam os fatores que envolvem, as vantagens e riscos assumindo assim os resultados , bons ou maus.
A resiliência pode ser desenvolvida , aprimorando qualidades, mudando modos de vida, empreendendo melhor relacionamento com as pessoas, sabendo posicionar-se em meio aos problemas, analisar fatores desencadeantes de situações estressantes, para evitar conflitos maiores.
É importante: aceitar ajuda e suporte de pessoas próximas , que revela humildade, consciência de que precisamos dos outros;
Mudar a maneira de encarar situações de conflito, pois elas acontecem, independente de nossa vontade ou do que possamos fazer para evitá-las. Nestas situações procurar entender os próprios sentimentos, trocar experiências, verbalizar os temores, valorizar o apoio espiritual.
Ter sempre em mente a perspectiva do futuro. Os problemas não duram para sempre. E o futuro vai depender da posição assumida agora, no presente.
Ter calma. Valorizar as pequenas vitórias. Ter confiança na própria capacidade de resolução de problemas .
Ser tolerante, saber aceitar os fatos, procurar agir com cautela, pois também somos responsáveis pelo exemplo que vamos passar àqueles que dependem de nós ou que se espelham em nosso comportamento.
Entre os resilientes idosos os que melhor vivem são aqueles que cultivaram uma expressão artística e aprofundaram a espiritualidade fazendo-os mais fortes para enfrentar as limitações e dependências próprias da fase, sem se afundarem em sentimentos negativos e tendo sempre uma visão positiva da realidade e uma expectativa de futuro, um olhar de esperança, uma atitude de congraçamento com as pessoas, estreitando relações, procurando se comunicar melhor e interagir mais e melhor.
A atitude familiar é importante dando suporte ao idoso e entendendo que a resiliência não se mantém constante, ela pode variar de intensidade e é nestas horas que o carinho, o amor, a compaixão, a solidariedade devem ser intensificadas, mostrando ao idoso que todos podem encontrar em seu interior forças para superar dificuldades e que às vezes quem está de fora pode ver melhor e perceber coisas que aquele que está imerso nas dificuldades não consegue perceber. Isto significa que aceitar ajuda não torna ninguém dependente ou demonstra sinal de fraqueza, mas é isto sim, sinal de aceitação, humildade e sabedoria.
A resiliência vai se instalar como resultado de múltiplos fatores, de uma visão positiva, do apoio recebido, da maneira de cada um se posicionar frente aos fatos negativos, do amor, da autoestima, do desapego, da fé em si mesmo, nos outros e em uma força maior, em Deus, independente de qual religião possa professar.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger