Postagens populares

quinta-feira, 12 de março de 2009

COMPULSÃO


Os comportamentos compulsivos são condutas, impulsos, de caráter patológico não controlável pelos indivíduos que os apresentam, seguidos de uma gratificação emocional, normalmente alívio de ansiedade ou angústia. Estão, portanto, ligados ao prazer. O prazer inicial dá lugar à obrigação. É uma forma de esquecer, compensar, disfarçar problemas não enfrentados, não elaborados e em conseqüência não solucionados.
Existem várias manifestações de comportamento compulsivo. Uns podem compensar frustrações na comida, outros na bebida, ou na droga, nas compras e até no sexo compulsivo.
Os fatores desencadeantes são de ordem psicológica em virtude de acontecimentos da vida, de perdas, de carências afetivas que acabam por se refletir no comportamento.
O comportamento compulsivo ocorre em virtude do indivíduo buscar o prazer, embora posteriormente esta conduta o faça sentir-se culpado. É decorrente de um pensamento obsessivo. Alguns estudiosos dizem haver um componente social associado à compulsão devido às inúmeras solicitações que a pessoa recebe, da sobrecarga emocional, quer no campo afetivo não resolvido, no âmbito familiar, na sobrecarga de trabalho, nas exigências impostas pela sociedade, pela mídia, exigindo que todos se comportem de acordo com determinados padrões, que acabam causando um “engessamento” que dá a sensação de perda da liberdade.
Interessante destacar que em geral, dentre os comportamentos compulsivos mais comumente apresentados a obesidade parece ser a mais estigmatizada. A sociedade considera o usuário de droga, de bebida, de cigarros e até o consumidor compulsivo com mais tolerância. São considerados enfermos com necessidade de tratamento, pois a compulsão pode ser tratada tanto por psicoterapia comportamental e farmacológica através da indicação de antidepressivos visto que existe estreita ligação entre a compulsão e a depressão.
O obeso é considerado preguiçoso, folgado, desleixado, tendo dificuldades para conseguir emprego, recebendo inclusive remuneração inferior ao não obeso conforme pesquisas realizadas por agências especializadas, além da dificuldade de manter relacionamentos saudáveis.
Com relação à obesidade que é considerada uma epidemia mundial, além do aspecto emocional há que ser considerada, também a herança genética além da quantidade e qualidade da comida ingerida. Há muitas pessoas que não sabem a forma correta de alimentar-se e outros que cedem aos apelos comerciais, ingerindo excessivas quantidades de fast-food, o que já foi até objeto de estudo apresentado em filme, comprovando a alta quantidade de calorias ingeridas.
A obesidade mórbida compromete não só a aparência, como a saúde em geral. É um dos casos de grande incidência de mortalidade, embora não apareça diretamente nos laudos em virtude do óbito ocorrer pelas complicações por ela ocasionada, como hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, diabetes.
A qualidade de vida do obeso é péssima, embora no geral possam aparentar serem pessoas alegres, sorridentes, simpáticas, na verdade isto é uma forma de disfarçar o sofrimento interior, na busca por aceitação. Na realidade possuem a autoestima precária, são interiormente tristes, culpados por não conseguirem vencer as próprias limitações. Forma-se um círculo difícil de romper.
Para romper este padrão de comportamento, além do acompanhamento psicológico no qual o indivíduo vai buscar o autoconhecimento, para viver de uma forma mais saudável e equilibrada, com menos fantasmas do passado, com menos angustias e estresses e necessária uma mudança no padrão comportamental, ou seja, adquirir novos hábitos. Não existe mágica, mas trabalho, força de vontade, perseverança.
Inicialmente tem que haver vontade de mudar, começando por mudar os hábitos alimentares com o auxílio de um profissional, médico ou nutricionista ou ambos, a mudança do ritmo de vida, deixando espaço para si mesmo, para estabelecer uma rotina agradável que atenda às necessidades, inclusive emocional. Inclui também a prática habitual de exercícios físicos compatíveis com o gosto e as necessidades, orientadas por um profissional da área e que pode ser desenvolvida de várias formas, não só nas academias. Levar a vida com mais leveza, mais bom humor, se proporcionado atividades prazerosas (como atividades ligadas a arte, a música, a dança, yoga, meditação, massagem) proporcionando-se momentos de prazer que permitirão a troca do objeto da compulsão por outras coisas que proporcionem prazer.
É importante cercar-se de pessoas que possam ajudar e não prejudicar o tratamento ou o processo pessoal de mudança. Pessoas depressivas, amargas, pessimistas, negativas, excessivamente críticas assim como aqueles que sufocam a pessoa não deixando espaço para que elas se expressem não são boa companhia.
O contato com a natureza e o uso de terapias alternativas também é um excelente auxílio para vencer a compulsão.
Desta forma será mais fácil atingir o equilíbrio emocional que proporcionará menos culpas, assumindo mais responsabilidade por si mesma, deixando de assumir responsabilidade por todos que o cercam acreditando poder resolver seus problemas o que induz à frustração e culpa, pois não é tão onipotente quanto se imagina.
O equilíbrio proporciona que as atitudes ocorram dentro dos parâmetros de normalidade fazendo com que ao invés “de comer os problemas” eles sejam resolvidos deixando de ser motivo de desprazer e indutor de condutas prejudiciais entre as quais o medo de sucesso que faz com que a pessoa se boicote.
É sempre bom lembrar que não podemos consertar o mundo, mas podemos consertar a nós mesmos.Consertando o homem, talvez consigamos consertar o mundo e assim atingir a tão almejada paz de espírito.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger