Postagens populares

quinta-feira, 12 de março de 2009

FESTAS DE FIM DE ANO


É chegado o final de ano. Começa um período de euforia para uns, para outros de angústia, de uma certa tristeza.
A ordem geral é de alegria, de consumo. A exigência: ser feliz. Isto é o que parece ser a chave do problema para algumas pessoas. É impositivo, através dos apelos comerciais, dos símbolos natalinos, das músicas, da febre consumista, o que não deixa espaço para o individual, ou seja, para cada um passar o período a seu modo, de acordo com sua maneira de ser, sua exigência interior, e de acordo com o momento da vida que esteja passando.
Muitas pessoas perderam entes queridos há pouco tempo ou estão com problemas familiares, de saúde, financeiros ou ainda de outra ordem. O natural, o normal, o saudável é que chorem as perdas, que as elaborem para depois poderem seguir a vida de forma saudável. Como exigir, então, felicidade, alegria, comemoração de forma indiscriminada, apelativa, taxativa e ditatorial?
É necessário respeito para com cada pessoa.
Há que se considerar que alguns gostem de grandes festividades, badalações, outros, podem estar feliz, em paz, mas preferem passar a data de outro modo, aproveitando-a para retiro, reflexão, espiritualidade.
A felicidade não é um conceito único. Cada um pode ser e estar feliz a seu modo. Uns valorizam a saúde, outros a paz conquistada, outros a colocam na realizam profissional outros na felicidade dos filhos, ou um pouco de cada um destes itens e nem sempre (aliás, dificilmente) todos estejam em ótima situação. Para saúde de todos é necessário perceber que a felicidade não é estar tudo ótimo, não é não ter problemas, mas saber administrar os problemas e crescer apesar deles.
Em função de toda esta pressão coletiva, as pessoas mais fragilizadas, ou cujo calendário interior não estejam em consonância com o calendário real, passam a sofrer de uma enfermidade que se dá o nome de dezembrite, ou seja, uma depressão de final de ano contrastando com a felicidade geral.
É época que as pessoas viajam para rever familiares, para passarem juntas as datas comemorativas, entretanto nem todos enfrentam bem o reencontro com determinadas pessoas ou lugares, que muitas vezes fazem lembrar situações sofridas vividas anteriormente. Passam bem o restante do ano, porque à distância os fortalece, na medida em que se aproximam ficam mais fragilizados. Há sintomas de depressão, em muitos casos induz às atitudes extremas e descontroladas como o suicídio.
Portanto, para o equilíbrio das pessoas, para a saúde mental de todos é necessário respeito e compreensão com a situação de cada um. Que cada um possa passar o período da maneira que lhe satisfaça, sem que isto seja motivo de transtorno ou conflito familiar. Festa para quem quer festa. Retiro para quem precisa, respeito por cada um e PAZ para todoso esteja em consonsoas mais fragilizadas, ou cujo calendescer apesar deles.
Texto elaborado por ocasião do encerramento das atividades de 2007

Nenhum comentário:

Powered By Blogger