Postagens populares

quinta-feira, 12 de março de 2009

PREVENÇÃO DE QUEDAS NA TERCEIRA IDADE


Uma das limitações que acometem o idoso é àquela referente à mobilidade. As articulações não têm mais o mesmo vigor da juventude, ao se locomover ele não faz com a mesma agilidade. Os pés não levantam do chão como na idade adulta. Isto muitas vezes leva à queda que é um dos principais problemas que compromete a saúde do idoso e repercute negativamente na sua qualidade de vida, uma vez que gera insegurança, medo, preocupação para os familiares e para ele próprio. Cerca de 30% dos idosos tem uma queda por ano. Se mais do que isto ocorrer é necessária maior investigação, pois várias determinantes poderão estar ocorrendo simultaneamente, isto é, além do aspecto deficitário relativo à idade, como fragilidade óssea, deficiências sensoriais (visão, audição), outros fatores relativos às doenças podem ocasionar quedas, tais como problemas ortopédicos (calos, unhas encravadas), labirintites, Parkinson, isquemias cerebrais, problemas cardiovasculares, de postura (coluna) diabete, demências.
Outro fator desencadeante de quedas está relacionado ao tipo de habitação, pois grande número delas ocorre no ambiente doméstico, em sua grande maioria quarto, banheiro e cozinha, pela inadequação do ambiente como escadas sem corrimão, piso encerado e com desnível, tapetes soltos, grande quantidade de móveis tornando os espaços de circulação muito apertados, banheiros apertados, sem barras para o idoso se apoiar.
Como prevenção deve-se eliminar os fatores acima mencionados, primeiro com atividade física ou fisioterapia para reduzir a incidência de quedas por falta de força muscular ou falta de equilíbrio, evitar medicamentos que possam causar hipotensão, como remédios hipnóticos utilizados para dormir e por fim adequar o ambiente caseiro,
Com a colocação de pisos antiderrapantes, eliminação de tapetes, colocação de corrimão nas escadas, barras de apoio, deixar o ambiente iluminado à noite, principalmente entre o quarto e o banheiro o que proporciona mais segurança. Orientar o idoso para levantar-se da cama calmamente e não de maneira abrupta,, evitar de transitar por locais úmidos ou molhados e se o fizer que seja com muito cuidado .
O conhecimento de pequenos detalhes que podem parecer banais é muito importante para reduzir o número de quedas que além de ser um indicador da fragilidade do idoso, ao ocorrer podem vir a reduzir sua independência e autonomia, que são condições importantes na manutenção da qualidade de vida e do bem estar.
Estatísticas demonstram que 25% das quedas ocorrem aos 70 anos, 35% aos 75 anos. Com relação ao sexo feminino o maior índice ocorre até 75 anos. Ocasionam com maior freqüência fraturas de fêmur de pulso, quadril e costelas.
É importante, então, observar por onde caminha, andar devagar, usar sapatos com sola de borracha, não usar chinelos, não colocar armários altos para não ter de subir em cadeiras, não ter vergonha de usar bengala, se for necessário para ter mais segurança.
Consultar regularmente um oftalmologista é interessante, pois pode ocorrer queda por visão deficitária, por óculos com grau inferior ao necessário.
Todo o cuidado deve ser com a finalidade de evitar quedas, porém elas ocorrendo é importante reduzir o impacto. Em caso de tontura a medida é abaixar-se, agarrar-se a corrimão, encostar-se em algo que dê sustentação e evite grandes impactos.
É comum o idoso não dar importância às ocorrências, até para não perturbar o sossego de familiares por não desejar importunar ou dar idéia de maior fragilidade. É errada a conduta. Uma vez havendo a queda é importante consultar um profissional, verificar se houve fraturas, não se automedicar para não mascarar a situação real.
A consciência das próprias limitações fará com que o idoso as respeite e se proteja.
Embora pareça mais dispendioso a adequação prévia dos ambientes é necessário não só para quem vai construir um imóvel já em idade mais avançada, mas na adequação do ambiente, com simples modificações, como já citamos acima e outras como evitar prateleiras de vidro, cadeira muito baixas, mesas com tampos de vidro, ambientes de pouca iluminação, cortinas muito compridas, mantas com pontas para fora das cadeiras, colchas longas até o chão, enfim coisas que possam embaraçar a locomoção.
Prevenir é a melhor conduta para o idoso e para os familiares. É importante não deixar ocorrer para depois sanar as irregularidades.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger