Postagens populares

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS PARA A FELICIDADE DO IDOSO



Com o aumento da longevidade tornou-se necessário buscar alternativas para que o idoso tenha uma velhice ativa e saudável.
Além das recomendações gerais de cuidados com a alimentação, com a saúde em geral, desenvolvimento de atividades físicas, o convívio social também é de extrema importância visto que possibilita troca, crescimento, exercício de tolerância, flexibilidade nos posicionamentos posto que é necessário participar respeitando o outro, sem impor idéias.
È importante que todos convivam em harmonia, buscando o bem comum e auxiliando, ao mesmo tempo, cada um, dentro de suas necessidades e expectativas.
Não importa a natureza do grupo, pode ser de atividades múltiplas, como teatro, associações culturais, sociais, artísticas, religiosas, de simples convivência, de desenvolvimento de atividades artesanais, de auxílio às comunidades necessitadas, ou seja, grupos de benemerência ou de atualização, de atividades físicas, o que é relevante é o fato da pessoa abrir novos caminhos que possibilitarão maior e melhor convivência, mais evolução e, sobretudo, manter-se ativo com saúde, o que lhe proporcionará melhor qualidade de vida, por não se acomodar. É saudável a participação em vários grupos, diversificando as atividades e desenvolvendo habilidades e potencialidades diversas.
As atividades o farão sentir-se útil valorizado, o que sem dúvida lhe conferirá mais respeito, dignidade e reconhecimento, quer no próprio grupo como no ambiente familiar no qual é importante que haja incentivo, apoio, carinho estimulando sempre a participação do idoso quer no seio da família como nas atividades de grupo.
Os benefícios se refletiram na sua saúde como um todo, proporcionando alegria, felicidade, paz interior, aceitação, qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger