Postagens populares

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MOVIMENTO

                                 
                                           Músculos em forma, cérebro saudável.

                 Não é raro os pais se queixarem das crianças que não sossegam, querem correr, brincar e pular como se isso fosse um erro. O movimento, o exercício físico é fundamental, junto com uma boa alimentação para ter um corpo saudável e, principalmente sem excesso de peso. Essa regra vale desde a infância até a terceira idade.
            A vida moderna contribui para o sedentarismo. Com as inúmeras facilidades, além do aumento da tecnologia há uma tendência, tanto da criança, quanto o adulto ou o idoso de fazerem menos exercícios.
            Isto se constitui em um erro, vindo em prejuízo do indivíduo, pois o exercício físico estimula não só o corpo com o fortalecimento dos músculos, do coração, mas também o cérebro.  
            A prática habitual de exercícios físicos pode refrear o declínio intelectual na velhice, promove a redução da produção de cortisol, o hormônio que causa estresse e que a longo prazo prejudica o cérebro. Podem ainda diminuir a depressão e aumentar a sensação de bem- estar.
            Os pesquisadores verificaram que atividades físicas e mentais estão associadas. Se a criança que se movimenta mais tem melhor desempenho na escola, é mais segura e absorvem melhor novos estímulos, no idoso, o exercício aumenta a autoestima, o fortalecimento muscular, proporciona maior segurança na locomoção evitando assim quedas, fraturas, que são muito freqüentes nesta idade, além de proporcionar mais lucidez (pela melhor oxigenação do coração e do cérebro) e mais facilidade de assimilar coisas novas.
            Um dado importante é escolher a atividade física de acordo com o gosto de cada um, o que gera experiência de sucesso, pois feito com gosto e empenho.
            Depoimentos de esportistas falam que a atividade realizada proporciona um sentimento de bem-estar. Em função desse resultado a atividade física é usada nos dias atuais com sucesso, no tratamento de transtornos psíquicos.
            No caso dos idosos que é o nosso objeto de estudo, a partir dos sessenta anos há possibilidade de desenvolvimento de enfermidades como o Alzheimer, risco esse que pode ser amenizado por um modo de vida ativo, combinado com alimentação saudável, estímulo da rede de relacionamentos, e da prática de exercícios físicos que se apresenta como o mais adequado para manter a atividade cognitiva por mais tempo..
            Interessante salientar que em estudos realizados, os indivíduos ativos têm melhores resultados em quesitos como atenção, memória e capacidade intelectual. Conseguem memorizar mais informações, as processam melhor e demoram mais a se cansar.
            O exercício protege contra infartos, diabetes, osteoporose. Melhores condições físicas retardam o declínio mental.
            O desenvolvimento do cérebro dura a vida toda, então é aconselhável manter bons hábitos sempre, ou seja, exercitar o corpo e a mente. Cientistas descobriram que a atividade física estimula o crescimento de neurônios em adultos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger