CETRES dá início a 18° Ciclo de Palestras
Teve início na tarde desta quarta-feira (22), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 18° Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”. O evento integra a programação do aniversário de 20 anos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (CETRES) e ocorre até a próxima sexta-feira (24).
Às 14h, compuseram a mesa da cerimônia de abertura a coordenadora de extensão da UCPel, Maria Clara Soares Salengue, a coordenadora do CETRES, Sulanita Caldeira de Arruda, e a coordenadora administrativa do Programa de Prevenção da Violência (PPV), Mary Jane dos Anjos. Após a abertura oficial, ocorreu uma apresentação do Coral da Terceira Idade do Cetres, regido pela professora Vera Vargas. O coral de 12 senhoras emocionou o público presente cantando sucessos de Roberto Carlos e Adoniran Barbosa.
A coordenadora do CETRES, Sulanita Arruda, destacou, durante seu discurso, a importância da terceira idade. “O aumento da expectativa de vida é uma conquista da sociedade. As reflexões que abrangem o idoso são importantes para uma vida mais longa e mais saudável. Estar na terceira idade não é ruim. Se as pessoas quiserem, este pode ser o melhor momento de suas vidas”, disse.
A primeira palestra, intitulada “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, foi ministrada pelo médico Waldemar Hillal Barboza. Durante o bate-papo, Waldemar comentou assuntos como o tabagismo, diabetes e alertou os idosos sobre a hipertensão arterial. “No Brasil, existem 30 milhões de hipertensos e cerca de 50% dessas pessoas sabem que possuem pressão alta, mas não realizam nenhum tipo de tratamento. As pessoas que consomem muito sal, com excesso de peso ou com algum histórico de hipertensão na família são mais propensas a ter a pressão elevada”, disse. Completando a programação, a segunda palestra do dia, “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, foi ministrada por Izabel Cristina Laguna.
As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como o público geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273. Confira a programação para os próximos dias do evento:
Quinta-feira, dia 23 de setembro
14h - “A Soja: Benefícios na Terceira Idade”, com química de alimentos Rosane da Silva Rodrigues.
15h - Intervalo
16h – “Envelhecer sem Estresse”, com psicóloga Siduana Facin Neves.
Sexta-feira, dia 24 de setembro
14h - “Prevenção das DST’s AIDS na Terceira Idade”, com psicóloga Isabelle Schmidt da Silva.
15h - Intervalo
16h – “Como Prevenir a Violência na Terceira Idade”, com médica Julia Maria de Azevedo Frio.
Fonte:http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=noticias&id=2867
Também no Diário Popular
A Arte de Bem Envelhecer integra comemorações do Cetres
Geral
22-09-2010
15h04min
Palestras
A Arte de Bem Envelhecer integra comemorações do Cetres
Pelotas, terça-feira, 28 de setembro de 2010, 21h05mi
Em comemoração aos 20 anos de serviços prestados à comunidade, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) programou o 18º Ciclo de Palestras A Arte de Bem Envelhecer. A abertura oficial do ciclo ocorrerá às 14h desta quarta-feira (22). O público presente terá a oportunidade de assistir às palestras Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up, com médico Waldemar Hillal Barbosa, e O Papel das Emoções na Formação da Memória, com Izabel Cristina Laguna.
Refletir sobre o processo de envelhecimento é o principal objetivo do ciclo. Além disso, segundo a assistente social da equipe do CETRES, Else Elizabeth Knapp Madruga, o evento é uma oportunidade de reflexão e aquisição de novos conhecimentos, sendo fator importante para inserção social dos idosos. O ciclo de palestras ocorre até o dia 24 de setembro, no Auditório Dom Antônio Zattera.
As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como ao público em geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273.
http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6¬icia=27312
CETRES DIVULGADO EM OUTROS SITES
PPV participa da Semana do Idoso promovida pelo
Cetres/UCPel
Extraído de: Prefeitura Municipal de Pelotas - 22 de Setembro de 2010
O Programa de Prevenção à Violência (PPV), de iniciativa do governo estadual e vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando do XVIII Ciclo de Palestras: a arte de bem envelhecer, que integra as festividades da Semana do Idoso, organizado pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel).
O Ciclo de palestras começou hoje (22) e se estende até esta sexta-feira (24), no auditório Dom Antônio Zattera, da UCPel (Félix da Cunha, 408 - entrada pela Três de Maio).
A abertura oficial do Ciclo de Palestras ocorreu às 14h e contou com a participação da coordenadora administrativa do PPV de Pelotas, Mary Jane dos Anjos, que na ocasião representou a coordenadora do PPV, Júlia Frio - que palestrará na sexta-feira -, e o secretário de Saúde, Francisco Isaías. A primeira palestra do evento, com início às 14h30, foi proferida pelo doutor Waldemar Hillal Barbosa, com o título "Investigação detalahada: a importância do check up. Após o intervalo, a gerontologista Isabel Cristina Laguna, dircursou sobre "O papel das emoções da formação da memória".
As palestras são direcionadas às pessoas de meia-idade, terceira idade, comunidade universitária e em geral. A inscrição é feita com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.
Durante o Ciclo de Palestras e a Semana do Idoso, o PPV estará distribuindo gratuitamente o informativo "Você sabia quê? A melhor idade é aquela que você tem", com recomendações diversas, dicas para evitar quedas e alertas para prevenção a roubos e golpes comumente aplicados em agências bancárias e caixas eletrônicos. A programação da Semana do Idoso vai até o dia 30 de setembro e terá missa, sessão na Câmara de Vereadores e baile no Clube Diamantinos (confira abaixo).
Programação da Semana do Idoso:
Dia 23 - quinta-feira
14h - A soja: benefícios na maturidade, Quim. Alim. Profª Rosane da Silva Rodrigues
15h30 - Intervalo
16h - Envelhecer sem estresse; psic. Siduana Facin das Neves
Dia 24 - sexta-feira
14h - Prevenção das DST/AIDS na terceira idade; psic. Isabelle Schmidt da Silva
15h30 - Intervalo
16h - Como prevenir a violência na terceira idade; drª Julia Maria de Azevedo frio
Dia 26 - domingo
9h30 - Missa festiva de aniversário na Catedral São Francisco de Paula
Dia 29 - quarta-feira
14h - Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas no auditório Dom Antônio Zattera
Dia 30 - quinta-feira
15h - Baile do Idoso, Clube Diamantinos (Rua Gonçalves Chaves, 956)
Ingresso: 1 litro de leite, entregue em qualquer Farmácia da Rede Tchê, na retirada do convite, que será doado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.
Autor: Joice Lima - 025029
Fonte:http://www.jusbrasil.com.br/politica/5888815/ppv-participa-da-semana-do-idoso-promovida-pelo-cetres-ucpel
[21/09/2010]
“A Arte de Bem Envelhecer” integra comemorações do CETRES
Em comemoração aos 20 anos de serviços prestados à comunidade, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) programou o 18º Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”. A abertura oficial do ciclo ocorrerá às 14h desta quarta-feira (22). O público presente terá a oportunidade de assistir às palestras “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, com médico Waldemar Hillal Barbosa, e “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, com Izabel Cristina Laguna.
Refletir sobre o processo de envelhecimento é o principal objetivo do ciclo. Além disso, segundo a assistente social da equipe do CETRES, Else Elizabeth Knapp Madruga, o evento é uma oportunidade de reflexão e aquisição de novos conhecimentos, sendo fator importante para inserção social dos idosos.
O ciclo de palestras ocorre até o dia 24 de setembro, no Auditório Dom Antônio Zattera.
As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como ao público em geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273.
Programação - Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”
Quarta-feira, dia 22 de setembro
13h – Inscrições
14h - Abertura Oficial
14h30min- “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, com médico Waldemar Hillal Barbosa.
16h – Intervalo
16h30min – “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, com Izabel Cristina Laguna.
Quinta-feira, dia 23 de setembro:
14h - “A Soja: Benefícios na Terceira Idade”, com química de alimentos Rosane da Silva Rodrigues.
15h - Intervalo
16h – “Envelhecer sem Estresse”, com psicóloga Siduana Facin Neves.
Sexta-feira, dia 24 de setembro:
14h - “Prevenção das DST’s AIDS na Terceira Idade”, com psicóloga Isabelle Schmidt da Silva.
15h - Intervalo
16h – “Como Prevenir a Violência na Terceira Idade”, com médica Julia Maria de Azevedo Frio.
Programação – 20 anos CETRES
Domingo, dia 26 de setembro
9h30min – Missa Festiva de Aniversário
Local: Catedral São Francisco de Paula
Quarta-feira, dia 29 de setembro
14h – Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas
Local: Auditório Dom Antônio Zattera
Quinta-feira, dia 30 de setembro
15h – Baile do Dia do Idoso
Local: Clube Diamantinos (Rua Gonçalves Chaves, 956)
Ingresso: um litro de leite, entregue em qualquer Farmácia da Rede Tchê, na retirada do convite, que será doado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.
http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php?secao=noticias&id=2865
Nenhum comentário:
Postar um comentário