Postagens populares

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CUIDADOS COM O CORAÇÃO

As doenças cardíacas que antigamente atacavam só os homens, também atingem as mulheres. Homens e mulheres devem conscientizar-se sobre a realidade das doenças cardiovasculares no Brasil, onde ocorre cerca de 300 mil óbitos, o correspondente a 820 óbitos dia. Pesquisas apontam que em 2020 corresponderá a 40% de todas as mortes do mundo. É uma das três maiores causas de internação hospitalar.
Os maiores fatores de risco são a hipertensão arterial, obesidade, fumo, estresse, vida sedentária, diabete, idade superior a 55 anos para homens e 65 para mulheres, história familiar de doença cardiovascular prematura, anfetaminas, colesterol descontrolado.
Os sintomas são angina (dor difusa no peito) cansaço e dispnéia desproporcional ao esforço realizado, palpitações, tonturas e síncope (desmaio), além de isquemia silenciosa, infarto agudo do miocárdio, morte súbita.
É importante visitar regularmente o médico, ter uma vida saudável, com alimentação correta, atividade física e mudança de hábitos. Evitar bebidas alcoólicas, manter o colesterol sob controle, sendo que os níveis de colesterol aceitáveis, acima dos 50 anos, é de 180 a 220 mg/ dl.
Colesterol é o tipo de gordura que nosso organismo produz e que é transportado pela corrente sanguínea.
Os triglicerídeos que se referem à gordura de origem vegetal e que fornecem a energia que necessitamos para viver, também devem se manter em níveis idéias (menos de 150/ dl.
O controle alimentar se dá com o consume de legumes, verduras, frutas, proteínas e carboidratos distribuídos nas refeições de forma equilibrada, diminuição do uso do sal e do açúcar e gorduras saturadas, consumo de derivados de leite desnatado.
Paralelo ao controle alimentar é necessária atividade física pelo menos três vezes por semana de 40 a 60 minutos. Também eliminar o fumo, que nas mulheres, associado ao anticoncepcional aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
No Brasil, cerca de 30% da população adulta está com obesidade ou sobrepeso, o que corresponde a 27 milhões de pessoas. É possível que cada pessoa o cálculo de seu IMC (Índice de Massa Corporal) que lhe indicará se está normal, com sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida. Um outro dado é verificar a circunferência abdominal que não deve ser superior a 88 cm nas mulheres.
O diabete é um dos maiores fatores de risco, mesmo quando sob controle, por isto é necessário acompanhamento médico constante, e evitar a exposição aos outros fatores de risco como álcool, fumo, obesidade, sedentarismo, colesterol alto.
A diabete, além dos problemas cardiovasculares, pode levar à cegueira, doenças renais, nervosas, amputação de membros.
No tipo de vida da atualidade, com muitas pressões, solicitações e informações, concorrência acirrada no mercado de trabalho, problemas familiares, dificuldades de relacionamento, não aceitação da idade cronológica, dificuldades financeiras, desconforto ou falta de preparação adequada para a aposentadoria, mitos e fantasias característicos da terceira idade, pela perda de um ente querido, enfim, por uma gama extensa de fatores, isolados ou concomitantes, as pessoas chegam a uma situação de estresse, que é uma sobrecarga física, química, emocional, ambiental da maior relevância como fator causador de doenças cardiovasculares, porque quando agudo desencadeia a elevação de outros fatores, simultaneamente, como a hipertensão, o tabagismo, o aumento do colesterol. Isto ocorre, justamente porque o ser humano tem que ser considerado em seu aspecto físico e emocional que não são dissociados.
É importantíssimo o controle do estresse, procurando desenvolver novos hábitos, atividades prazerosas, relaxantes, como massagem, meditação, acupuntura, atividades de lazer, como música, canto coral, cinema, leitura, teatro, passeios orientados, etc.
A atividade física regular contribui para a diminuição do estresse, para a baixa do colesterol e a diminuição do risco das doenças, para o controle do peso, fortalecimento do coração, pulmões, ossos e músculos, controle da pressão, combate à insônia, e aumento da sensação de bem estar pela liberação de hormônio.
Faz-se necessário o cuidado e o controle simultâneo de todos os fatores, que associados multiplicam o grau de risco, causando danos sérios à saúde, com comprometimento de vários sentidos e /ou órgãos, ocasionando a morte.
É preciso entender que cuidar bem do coração não é sinônimo de tomar medicamento quando tiver problema, mas levar uma vida saudável para evitar que os problemas apareçam, ou ainda se constatada a sua existência, associar o medicamento a uma série de cuidados que beneficiarão o paciente, melhorando sua qualidade de vida, seu desempenho, sua estabilidade emocional, enfim, sua saúde física e mental.


Fonte:
Palestra do Médico Paulo Inácio Lemos Macedo- 14.04.2007- SEST-SENAT
Essencial - Um guia Prático de Alimentação e Saúde número 20, Editora Nova Cultural Ltda.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger