Postagens populares

sábado, 29 de setembro de 2012

HORA DO CONTO NO CETRES


27/09/2012

Pedagogia realiza Hora do Conto com crianças e idosos

Acadêmicos do segundo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram atividades lúdicas, teatrais e integradoras em diversos locais da cidade de Pelotas. Intitulado Hora do Conto, o projeto teve como objetivo obter um contato direto com a comunidade e com a profissão, estudantes puderam aprimorar, através da prática, o conhecimento adquirido na sala de aula. 
Desenvolvida na disciplina de Seminário Integrador II, sob orientação do professor Daniel Moraes Botelho, a Hora do Conto foi realizada em escolas de educação infantil, em casas geriátricas, no Asilo de Mendigos de Pelotas e no Centro de Atenção à Terceira Idade (CETRES/UCPel). Segundo Botelho, o trabalho proposto aos estudantes visou desenvolver a capacidade de pesquisa, análise, avaliação e criação de novas estratégias e práticas de comunicação, rompendo com a educação tecnicista e promovendo, desta forma, um pensamento autônomo e facilitador de dinâmicas de formação autoparticipativa.

A acadêmica Valéria Castro Nunes integrou o grupo que realizou a Hora do Conto em uma casa geriátrica de Pelotas. A atividade, chamada Um conto no chá das cinco, proporcionou momentos nostálgicos aos idosos presentes. Enquanto tomavam chá, eram intercaladas leituras e relatos pessoais. 

Na ocasião foram lidos trechos da obra Histórias de Vó, de Marlise Flório Real. “O livro tem muito a ver com a história das próprias idosas da casa geriátrica. A personagem principal narra aspectos detalhados do cotidiano da vida do passado, fato que gerou grande identificação, contribuindo para uma edificante troca de experiências entre os presentes”, ressaltou a aluna.

Segundo Valéria, os idosos têm uma grande necessidade de falar e compartilhar histórias. Falta, apenas, estímulo para isso. “Foi muito satisfatório fazer eles se sentirem valorizados. O processo de elaboração do projeto, além de unir nosso grupo, nos despertou a dar atenção a outras faixas etárias, com limitações e linguagens próprias”, destacou. 

Outros estudantes foram realizar a Hora do Conto com usuários do Centro de Atenção a Terceira Idade (CETRES). Na atividade, os acadêmicos propuseram ações interativas, com músicas e interpretações diversas. Contos sobre o Carnaval foram dramatizados para os idosos. Depois foi proposto um diálogo, onde puderam expressar suas histórias como frequentadores de antigos blocos. Ao final, foi realizado um grande baile carnavalesco. ”Foi uma ótima experiência. Todos estavam muito participativos e alegres”, disse a estudante Alessandra Rocha Fernandes. 

Para o professor Daniel Botelho, a Hora do Conto propôs a reflexão e a capacidade de análise da função didática e do papel do pedagogo, não só no desenvolvimento infantil, mas, também, do idoso. Além de promover a construção do conhecimento acadêmico, a atividade instigou a imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem dos componentes de cada grupo.


Tags: Pedagogia  


http://www.ucpel.tche.br/portal/?secao=noticias&id=4732

Nenhum comentário:

Powered By Blogger