Pedagogia realiza Hora do Conto com crianças e idosos
A acadêmica Valéria Castro Nunes integrou o grupo que realizou a Hora do Conto em uma casa geriátrica de Pelotas. A atividade, chamada Um conto no chá das cinco, proporcionou momentos nostálgicos aos idosos presentes. Enquanto tomavam chá, eram intercaladas leituras e relatos pessoais.
Na ocasião foram lidos trechos da obra Histórias de Vó, de Marlise Flório Real. “O livro tem muito a ver com a história das próprias idosas da casa geriátrica. A personagem principal narra aspectos detalhados do cotidiano da vida do passado, fato que gerou grande identificação, contribuindo para uma edificante troca de experiências entre os presentes”, ressaltou a aluna.
Segundo Valéria, os idosos têm uma grande necessidade de falar e compartilhar histórias. Falta, apenas, estímulo para isso. “Foi muito satisfatório fazer eles se sentirem valorizados. O processo de elaboração do projeto, além de unir nosso grupo, nos despertou a dar atenção a outras faixas etárias, com limitações e linguagens próprias”, destacou.
Outros estudantes foram realizar a Hora do Conto com usuários do Centro de Atenção a Terceira Idade (CETRES). Na atividade, os acadêmicos propuseram ações interativas, com músicas e interpretações diversas. Contos sobre o Carnaval foram dramatizados para os idosos. Depois foi proposto um diálogo, onde puderam expressar suas histórias como frequentadores de antigos blocos. Ao final, foi realizado um grande baile carnavalesco. ”Foi uma ótima experiência. Todos estavam muito participativos e alegres”, disse a estudante Alessandra Rocha Fernandes.
Para o professor Daniel Botelho, a Hora do Conto propôs a reflexão e a capacidade de análise da função didática e do papel do pedagogo, não só no desenvolvimento infantil, mas, também, do idoso. Além de promover a construção do conhecimento acadêmico, a atividade instigou a imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem dos componentes de cada grupo.
http://www.ucpel.tche.br/portal/?secao=noticias&id=4732
Nenhum comentário:
Postar um comentário