Postagens populares

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ARTIGO PUBLICADO NO DIÁRIO POPULAR E NO DIÁRIO DA MANHÃ


             A Violência contra as Pessoas Idosas.
                                             Psic. Sulanita Caldeira de Arruda
                                    Presidente do Conselho Municipal do Idoso
                                    Gestão 2011/13

         O processo de envelhecimento traz consigo, no final da existência, a redução das capacidades, as fragilidades e a dependência seja física, financeira ou psicológica. E é neste momento, de maior carência e necessidades, que o idoso, muitas vezes, se depara com as diversas formas de violência. Sim, infelizmente esse tipo de coisas ainda são bastante comuns nos dias de hoje, pois violência, não é só espancamentos, torturas e cárcere privado, atos como: forçar,  coagir, constranger, humilhar e negligenciar um idoso, são também outros tipos de violência que, às vezes nem são percebidas, mas que tem efeitos devastadores para a pessoa idosa.
         Estudiosos de diferentes áreas revelam que os idosos são vítimas dos mais diversos tipos de violência que, vão desde insultos e espancamentos pelos próprios familiares e cuidadores até maus-tratos e discriminações  sofridos em transportes públicos, instituições públicas e privadas. Mas, infelizmente essas informações sobre direitos humanos da pessoa idosa e suas violações são difíceis de serem obtidas, pois na maioria das vezes, estão ocultas nas próprias famílias e casas geriátricas, locais aonde o idoso vive e, por estar fragilizado, sem forças e sem condições para denunciar, o idoso sofre calado.
         De qualquer forma, muitos idosos, de todos os status socioeconômicos, sofrem algum tipo de violência seja a violência manifesta, explícita ou a outra aquela exercida de forma oculta. Milhares de pessoas, principalmente aquelas mais carentes economicamente, marginalizadas pela sociedade, ainda sofrem violência física, psicológica, abusos financeiros, assim como, negligência de seus próprios responsáveis (cônjuge e filhos).
         O Conselho Municipal do Idoso de Pelotas/RS (CMI), órgão que dentre suas competências, está a de fazer cumprir o Estatuto do Idoso, fiscalizando e dando visibilidade às situações de violações dos seus direitos, em parceira com o Ministério Público e com a Vigilância Sanitária, propõe  ações de política social para sensibilizar os profissionais e educar o público em geral, valendo-se dos meios de comunicação e de campanhas de conscientização sobre a questão da violência contra as pessoas idosas, além de receber denúncias diretamente no Conselho Municipal do Idoso, sito à rua Três de Maio, 1060 (Casa dos Conselhos), assim como, pelo telefone do Disque 100.
Na atualidade, a questão da violência contra a pessoa idosa vem ganhando visibilidade, já que os dados fornecidos pelo Conselho Estadual do Idoso/RS, num recorte de janeiro a abril de 2012, constata:
Þ   131 casos registrados, provenientes de 61 municípios, dos quais Porto Alegre concentra 15% das denúncias, Gravataí 13%, Canoas e Pelotas 6%;
Þ   83% destas denúncias foram cometidas contra pessoas idosas com idade médias de 75 anos;
Þ   A tipificação dos casos é de 76% de negligência, 75% violência psicológica, 58% violência física e 41% exploração  financeira.
Em 2006, a ONU designou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência  contra as Pessoas Idosas. Com o objetivo de dar visibilidade a essa questão, assim como, estimular a pensar os múltiplos setores da sociedade, em soluções para a prevenção e formas de intervenção das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa.
         É preciso alertar a sociedade sobre os maus tratos e negligência sofridas pelas pessoas idosas; é preciso identificar e intervir nas situações de desrespeito de violações de direitos; é preciso denunciar pois, precisamos construir uma rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.


Todos somos responsáveis!
Diga “não” à violência contra o idoso!
Denuncie!!!


                   

Nenhum comentário:

Powered By Blogger