Postagens populares

terça-feira, 27 de setembro de 2011

XIX CICLO DE PALESTRAS;" A ARTE DO BEM ENVELHECER"

ABERTURA DO EVENTO 







XIX CICLO DE PALESTRAS : “A ARTE DE BEM ENVELHECER”

Teve início na tarde de hoje, no auditório D. Antônio Záttera - UCPEL o ciclo de palestras promovido pelo CETRES ,Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade  promoção e realização conjunta  da Universidade Católica de Pelotas e SESC-RS.

A abertura ocorreu com a psicóloga Sulanita Caldeira de Arruda, Coordenadora do Cetres que saudou os demais componentes da mesa  e os presentes dizendo da satisfação de estar iniciando a décima nona edição de um evento já consagrado e de grande relevância para o segmento da Terceira Idade, proporcionando-lhes oportunidade de enriquecimento que se constituirá em melhoria da qualidade de vida no processo de envelhecimento.
Na oportunidade também usaram da palavra a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria da Glória Santana, O Sr. Luiz Fernando Parada , representante do SESC- entidade pioneira no Brasil em atendimento aos Idosos, além da Professora Maria Clara  representando a UCPEL que ressaltou sobre a importância da resignificação da vida pelo idoso, pois viver é estar em constante transformação.
A primeira palestra da tarde foi realizada pela médica  Isabel Clasen Lorenzet que ressaltou  o crescimento do número de idosos no mundo, as causas , os cuidados necessários para o envelhecimento saudável, as características e o perfil dos idosos saudáveis .
Também palestrou a Fonoaudióloga  Viviane Florisbal discorrendo sobre Alterações Auditivas na Terceira Idade, prevenção, cuidados e providências a serem tomadas para evitar que transtornos na audição se constituam em isolamento do idoso, causando problemas como depressão, perda da qualidade de vida




































ALGUNS TÓPICOS DA PALESTRA APRESENTADA PELA DRª ISABEL CLASEN LORENZET














Fonoaudióloga  Viviane Florisbal






2 comentários:

Anônimo disse...

Odalberto Domingos Casdonatto comenta:
Grupo de Danças “As gurias da Redenção” na V Mostra Artística Cultural da Maturidade de Pelotas

O Clube Maturidade Ativa Sesc – Redenção – Porto Alegre , no dia 30 de setembro, participou da V Mostra Artística Cultural da Maturidade de Pelotas, promovido pela Universidade Católica de Pelotas pró- centro de extensão em atenção à terceira idade no auditório Dom Antonio Zaterra, com um número expressivo de seus sócios 44 sócios e o grupo de danças “As Gurias da Redenção” que se apresentou, tendo coreografia baiana e musicas de autores baianos. O grupo foi conduzido pela conselheira Margareth Pinheiro e a Presidente Fani Bordalo, presidente e sua diretoria. A participação do Clube Maturidade Ativa - Sesc- Redenção Porto Alegre, teve como objetivo principal participar da V Mostra Artística Cultural da Maturidade de Pelotas com seu grupo de danças. Foi consenso de todos que a V mostra foi um sucesso absoluto. A presença e a participação dos membros da Comunidade Pelotense e de outros grupos de Maturidade convidados foi expressiva. O auditório estava lotado, com muitos ainda em pé ao redor e os aplausos após cada apresentação eram unanimes. Foi um dia de festa, confraternização, valorização da Maturidade sem limites.
O grupo de dança “As gurias da Redenção, com a coordenação da conselheira do grupo, teve uma apresentação impecável. A Música lembrando a Bahia, com todas as dançarinas trajadas a moda baiana, conseguiu empolgar o auditório, que ovacionaram o grupo em pé. E apesar de ser a primeira apresentação do grupo de danças, ela foi perfeita.
Fato a lamentar, foi o acidente sofrido com a Zilei do grupo de dança que na entrada de Pelotas, um quebra molas, mal sinalizado fez com que o ônibus, desse um salto tal, que deslocou a coluna da Zilei, (sentada no último assento) que aos gritos de dor foi levada de imediato ao Pronto Socorro, para atendimento. Após o ocorrido, entre o se apresentar do grupo e o não se apresentar o grupo de dançar resolveu pela apresentação, apesar da ausência da Zilei. A apresentação do grupo foi magnífica. Está de parabéns o grupo “As gurias da Redenção”. Elas já estão pensando na convenção que acontecerá em Torres no mês de novembro.
Parabenizamos os organizadores da V Mostra Artística Cultural da Maturidade, pela motivação que conseguiram na Comunidade e com os outros grupos de maturidade convidados. São eventos iguais a este que fazem com que os talentos que ainda estão escondidos possam aflorar e empolgar outros a se animarem a desenvolverem suas aptidões voltadas aos outros.

Isabel C. S. Vargas disse...

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NESTE ESPAÇO.
COMO NÃO PUDE PERMANECER ATÉ O FINAL, NÃO TENHO MATERIAL PARA POSTAR NO BLOG. SE ME ENVIAR PARA O EMAIL icsvargas@gmail.com, com o maior prazer publicarei.

Powered By Blogger