Postagens populares

domingo, 16 de maio de 2010

VALORIZAÇÃO DO IDOSO


“Mantenha-se ativo para envelhecer melhor”
Lema do Ano Internacional do Idoso- 1999

Os governos e a sociedade despertaram para o crescimento da população idosa muito recentemente tanto que o ano internacional do idoso só foi ser instituído em 1999.
O Estatuto do Idoso só foi promulgado em 2003.
Nos países desenvolvidos, ricos, a terceira idade é considerada a partir dos 65 anos de idade.
A expectativa de vida no Brasil já é de pouco mais de 70 anos, nos Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa é mais alta, chegando a 79 anos.
A estimativa é que em 2010 haverá 1 bilhão de idosos, sendo que 700 milhões em países em desenvolvimento como o Brasil.
Como o crescimento da população idosa é algo novo, muito há para ser estudado, inclusive para desmistificar muitas crenças errôneas como as que citaremos a seguir:

- TODOS OS IDOSOS SÃO IGUAIS

Nem sempre isso corresponde, pois fatores genéticos, origem étnica e cultural, clima localização geográfica influem nos índices de sobrevivência e envelhecimento.

-HOMEMS E MULHERES SÃO IGUAIS

As mulheres vivem em média 07 anos mais que os homens. Obedecem mais as ordens médicas, se cuidam mais. Os homens sofrem mais acidentes, morrem em guerras.

-TODOS OS IDOSOS SÃO FRÁGEIS

Hoje é grande o número de idosos que se cuidam, praticam atividades físicas, mantêm-se ativos e tem uma sobrevida de 20 anos para quem está na faixa dos 60 anos.

-VELHOS SÃO INÚTEIS, NÃO TEM O QUE OFERECER

Não se sustenta esta afirmação, pois os idosos auxiliam na criação de netos, sustentam famílias, contribuem com sua experiência e sabedoria.

- IDOSOS SÃO ONEROSOS PARA A SOCIEDADE

Não é possível considerar só isoladamente a questão financeira. Afinal eles contribuíram com seu trabalho para custear a aposentadoria.
A pobreza, de um modo geral é que é responsável por grandes gastos com enfermidades o que repercute nos gastos no âmbito da saúde.

SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE-OMS O MAIOR DESAFIO DA SOCIEDADE NA ATUALIDADE É FAZER MUDANÇA NAS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS PARA MELHOR ATENDER ESTA FAIXA ETÁRIA.


ÓCIO NA TERCEIRA IDADE



Tendo por finalidade a melhora da qualidade de vida do idoso e em conseqüência a elevação de auto-estima e valorização fala-se hoje em ócio, que embora possa evocar algum sentido pejorativo como preguiça, debilidade, negligência, falta do que fazer quer é valorizar o tempo disponível significando um lazer positivo, repouso, trabalho mental suave, contrapondo-se à correria, estresse, excesso de afazeres. Isto, na realidade é um movimento mundial envolvendo todos os segmentos da sociedade, além da Terceira Idade. Visa fazer as pessoas se deterem mais nas coisas da vida que podem proporcionar bem estar, como observar o por do sol, contemplar o mar, passear no bosque, descansar na praça admirando as flores, os pássaros, apreciar uma bela noite de luar.
O autor Domenico de Masi em seu livro Ócio Criativo de 1995 propõe o ócio cultural para a Terceira Idade, desfrutando o tempo livre com viagens, estética, ginástica, repouso, erotismo, meditação, reflexão.



PRAZERES DO ENVELHECIMENTO


Envelhecer é diferente de amadurecer. Influi muito a maneira de cada pessoa encarar as mudanças, se posicionar frente aos acontecimentos. Depende de não aceitar mitos como verdades absolutas. Procurar manter-se ativo. Afinal as mudanças ocorrem por toda a vida.
É preciso viver de forma responsável. Fazer prevenção, visitar regularmente o médico, fazer exames preventivos, não se automedicar, não fumar, não beber, praticar atividades físicas o que provoca liberação de hormônios que induzem a uma sensação de bem-estar, de prazer.
A aposentadoria é um marco que representa o fim de uma etapa (laboral), mas ao mesmo tempo significa o início de outra que também pode ser prazerosa, produtiva e feliz.
Manter contato com familiares, amigos, pessoas que lhe façam feliz é importante. Quem é amado vive melhor e mais feliz. A vida sexual ativa deve ser uma opção. Estudos indicam que o interesse sexual permanece mesmo após os 70 anos.



IMPORTANTE É CONTINUAR NA BUSCA PELA FELICIDADE, MENOS VOLTADA PARA COISAS MATERIAIS, MAS PARA VIVÊNCIAS E TROCAS INTERPESSOAIS POSSÍVEIS E PRAZEROSAS QUE RESULTAM EM BEM ESTAR.


“NÃO É PRECISO RIQUEZA, FAMA OU PRESTÍGIO PARA SE DEMONSTRAR GENTILEZA, HONESTIDADE, PACIÊNCIA, GENEROSIDADE E, NATURALMENTE, UM POUCO DE RESIGNAÇÃO PELO PASSAR DOS ANOS.”
(Dr. Luiz Freitag)


sábado, 15 de maio de 2010

CÉREBRO E MEMÓRIA NA TERCEIRA IDADE


Uma das grandes preocupações das pessoas de Terceira Idade é aquela que se refere à memória até porque se fala muito na morte de neurônios à medida que o tempo passa. Os neurônios são as células cerebrais que armazenam todas as informações na região cerebral chamada hipocampo, onde se acha a memória. São bilhões de neurônios que vão morrendo aos poucos a cada ano. As perdas começam desde cedo, aos poucos, entretanto só são sentidas de forma significativa na terceira idade Com menos células disponíveis o cérebro seleciona que atividades devem continuar e quais devem ser desativadas. Esta seleção não é feita ao acaso, mas de acordo com o tipo de vida do indivíduo. Conexões usadas com freqüência permanecem. Importante, então exercitar o mais possível o cérebro, mantê-lo em atividade, treiná-lo. A leitura, as palavras cruzadas e atividades novas que despertem o prazer são aconselhadas. Indica-se também a atividade física, porque melhora a circulação sanguínea e o cérebro precisa de sangue bem oxigenado para funcionar adequadamente. Justifica-se a necessidade de preparar a terceira idade desde a juventude.
Enfermidades como depressão, ansiedade, hipertensão, demências, além do álcool e do estresse podem ser responsáveis por alterações de memória. A doença de Alzheimer também é uma enfermidade que afeta as funções do cérebro.
A Neurociência é a ciência que estuda o cérebro e a Neuróbica é um programa de exercícios para manter a boa forma do cérebro aperfeiçoando a capacidade mental utilizando os cinco sentidos: VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR, OLFATO E TATO.
Outros fatores também influem na perda de memória, como falta de atenção, pessimismo generalizado, desmotivação.
O cérebro precisa de nutrientes para receber, guardar e evocar informações, mas, além disso, também são necessários:

- novos e interessantes aprendizados pois o cérebro só guarda o que interessa, o que traz prazer , daí s importância das emoções na formação da memória.

-procurar sair da rotina, da mesmice, para o cérebro não funcionar como se estivesse no “piloto automático”, sem registrar impressões.

-procurar seguir sempre orientação médica, mesmo em se tratando de medicamentos “naturais” em face de o idoso usar vários tipos de medicamentos.

- prestar atenção no que faz. Fazer múltiplas associações além de usar recursos como agenda para gravar dados importantes.

-afastar a ansiedade, o estresse e a depressão para não alterar o sistema imunológico e ficar mais vulnerável às doenças.

O cérebro envelhece como as outras partes do corpo o que faz com que as respostas cerebrais sejam mais lentas, mas isto não significa que o idoso fique incapaz e “caduco” com o avanço da idade, isto é um MITO que é preciso derrubar. Os idosos que continuam ativos e saudáveis poderão chegar ao fim da existência gozando de boa qualidade de vida e sendo felizes.
Vale ressaltar, para prevenção, os 07 pecados que podem influenciar na memória.

1. Transitoriedade- (confusão de datas, nome, números);

2. Distração-(esquecimento de objetos)

3. Bloqueio – (esquecimento no momento que vai falar a respeito, mas que vai lembrar depois)

4. .Atribuição errada-É um dos pecados mais graves. Lembranças de fatos que jamais ocorreram.

5. Sugestionabilidade (lembranças erradas)

6. . Distorção (lembranças relatadas de formas diferentes)

7. Persistência (Lembranças recorrentes, muitas vezes traumáticas)

Para auxiliar o cérebro a se manter mais ativo por mais tempo, recomenda-se:

- Contínua atividade intelectual, como leitura, exercícios de memória, jogo de xadrez;
-Sair de casa tanto quanto possível, tendo atividades sociais (muito importante para a saúde mental);

- Ser flexível, vendo um problema por diferentes prismas, como se fossem diferentes pessoas;

- Fazer amigos novos, em novos grupos;

- Procurar amigos;

- Manter-se ativo;

- Sair da rotina;

- Pintar;

-Manter contato com a natureza;

- Ler;

-Aprender coisas novas, computação é um exemplo;

- Ouvir música;
-Aprender um novo idioma;

_Ir ao cinema como hábito de vida, pois esta arte permite sempre reflexões de grande utilidade para a vida diária;
-Fazer exercícios físicos;

- Consumir alimentos saudáveis, entre eles aqueles que possuem Omega 3;

- Ingerir chocolate e cafeína com moderação.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

FILMAGEM

DATA DAS FOTOS:12.05.2010



ESTAS FOTOS SÃO DO MOMENTO EM QUE ERA REALIZADA A FILMAGEM DE INTEGRANTES DAS OFICINAS DO CETRES PARA O CLIP QUE SERÁ LEVADO PARA ROMA , PARA O PAPA BENTO XVI.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CETRES EM FOTOS NA DATA DE HOJE












CONFRATERNIZAÇÃO ALUSIVA AO DIA DAS MÃES NA OFICINA DE PINTURA EM MADEIRA


















OFICINA DE PINTURA EM MADEIRA (FOTOS DE 12.05.2010)

ATIVIDADES PARA A TERCEIRA IDADE NA 18ª FENADOCE
CETRES/UCPEL


"ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO: VIVA MAIS FELIZ"

Dia 26 de maio
Palestra: “Envelhecimento Bem - Sucedido: Vida mais Feliz.”
Palestrante: Psic. Sulanita C. de Arruda
Horário: 15h
Local: Auditório 400



Dia 28 de maio
Bailanta da Terceira Idade
Escolha dos Melhores Dançarinos
Horário: 14h às 18h
Local: Estância Princesa do Sul



Dia 31 de maio
Desfile de Modas da Maturidade
Horário: 16h
Local: Setor Moda


Dia 02 de junho
Dia da Saúde / Atividade Física
Horário: 15h
Local: Auditório 400


Dia 04 de junho
IV Mostra Artístico-Cultural da Maturidade
Horário: 15h às 18h
Local: Palco da Praça da Alimentação


Dia 07 de junho
Dia da Vaidade
Atividades: corte de cabelo,
embelezamento de unhas, limpeza de pele, maquiagem e pedicure.
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório 400


Dia 10 de junho
Baile Doces Embalos da Maturidade
Desfile das Rainhas dos Grupos de Idosos de Pelotas e região.
Horário: 14h às 18h
Local: Estância Princesa do Sul

OS SEGREDOS DA BOA ALIMENTAÇÃO


COMER É UM DOS MAIORES PRAZERES DA VIDA, MAS A COMIDA PODERÁ SE USADA PARA NOS DAR SAÚDE OU NOS TORNAR DOENTES.



Alimentar-se bem, de forma equilibrada é um requisito essencial para a boa saúde e, consequência, qualidade de vida. O que significa alimentar-se bem? Isto significa ingerir nutrientes que o organismo necessita para funcionar adequadamente.
Uma das coisas que prejudica a saúde é só ingerir aquilo que se gosta, porque isto nem sempre é o mais saudável.
É importante a alimentação balanceada, ou seja, aquela que contenha na proporção adequada proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, gorduras, fibras e água.
Cada um destes nutrientes vai beneficiar determinadas partes do corpo.
As proteínas formam e regeneram os tecidos do corpo, ou seja, os músculos, pele, sangue. São encontrados nas carnes, peixes, ovos, laticínios, feijão, sementes e nozes.
A energia do corpo é fornecida pelos carboidratos. As maiores fontes são os pães, cereais e raízes.
As vitaminas e sais minerais controlam e regularizam o metabolismo e mantém saudáveis os órgãos e tecidos.
As fibras auxiliam na liberação dos excessos e na liberação de toxinas, por isso a importância de ter presente na alimentação diária, feijões, cereais integrais, frutas e hortaliças.
Beber água diariamente e em quantidade adequada é importante para o funcionamento do organismo, equilíbrio dos sais e regulação da temperatura do corpo.
O segredo da boa alimentação é evitar excessos e radicalismos. Aprender a comer o que é necessário, experimentar, criar pratos saborosos com alimentos naturais e de procedência conhecida. Um auxílio na adequação dos tipos de alimentos é a utilização da pirâmide alimentar que indica em que proporções os alimentos devem ser utilizados. Uma boa dica é a adequação da pirâmide aos alimentos da estação e da região de modo a tornar seu custo menor.
Na base da pirâmide, que é maior, estão contidos os alimentos consumidos com maior freqüência, como cereais, pão, arroz, massas (todos os carboidratos) que são ingeridos em maior quantidade diária. (06 a 11 porções)
Na camada acima estão os vegetais que devem ser ingeridos de 03 a 05 porções e as frutas de 02 a 04 porções.
Acima destes, na pirâmide encontramos as carnes, aves, peixes, ovos, feijão e nozes dos quais se deve comer cerca de 02 a 03 porções diárias. No topo se encontram as gorduras, óleos, açucares que devem ser consumidas com moderação, sem, entretanto deixar de ingeri-las de modo a manter o equilíbrio.
PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

1. Usar alimentos o mais natural possível -crus e integral -(cereais, frutas, grãos, sementes).
2. Evitar gorduras saturadas (azeite extra- virgem).

3. Fazer três refeições diárias: desjejum (reforçado), almoço (normal), jantar (leve) várias horas antes de dormir. É aconselhável fazer lanches leves entre as principais refeições, para evitar sentir fome entre elas o que pode levar a ingestão de alimentos em excesso.

4. Beber água (pelo menos 1 litro/dia), de preferência não nas refeições. Pouca água à noite.

5. Comer apenas 03 a 04 variedades de comida em cada refeição, variando de um dia para o outro.

6. Preparar pratos saborosos, coloridos, pois isto indica a utilização de nutrientes variados como o organismo requer.

7. Não comer mais de 03 ovos por semana.

8. Não ficar parada após as refeições; Uma leve caminhada auxilia a digestão.

9. Comer em ambientes agradáveis e de paz. (sem brigas e sem televisão).

10. Não comer, nervoso, agitado ou cansado.

11. Não comer petiscos entre as refeições principais. Ater-se ao lanche saudável. (fibra, frutas).

12. Diminuir a carne, queijos, frios, sal e açúcar.

13. Evitar condimentos, chá preto, bebidas á base de cola, álcool, guaraná em pó, chocolates.

14. Mastigar bem os alimentos. Comer devagar.

15. Comer o suficiente. Não repetir.

16. Comece a refeição com saladas.

17. Comer 50% dos alimentos crus.

18. Comer nos mesmos horários.

19. Utilizar alimentos light ou diet. com moderação.

20. Comer para viver e não viver para comer.

21. Manter o peso dentro dos limites saudáveis.



NÃO ESQUEÇA: VOCÊ É O QUE VOCÊ COME

O segredo da longevidade é não comer demais, praticar exercícios e visitar regularmente o médico.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

[05/05/2010 ]Cetres faz bazar com sugestões para presentear as mães




Quem circular pelo Espaço de Convivência nesta quinta (06) e sexta-feira (07) terá a oportunidade de apreciar o Bazar de Dia das Mães promovido pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). O objetivo é divulgar o trabalho realizado pelos membros do Centro.As peças artesanais vendidas no bazar são produzidas pelos integrantes. A confecção é feita nas oficinas de pintura em madeira e em tecido, crochê, tapeçaria, bordado, entre outras ofertadas aos usuários. Ao adquirir as produções do bazar, as pessoas estão incentivando o projeto. “Esta é uma forma de oferecermos à comunidade o trabalho realizado nas oficinas. O público ganha por ter uma opção em trabalhos manuais e ao mesmo tempo incentiva a continuidade da ação”, comentou Sulanita Arruda, coordenadora do Cetres. Sulanita ainda destacou a importância das oficinas para as pessoas da terceira idade. “A socialização entre os iguais é ótima, além dos trabalhos manuais estimularem a memória, atividade muito necessária nesta etapa da vida”, explicou. O bazar ocorre três vezes por ano: a primeira é antecipando o Dia das Mães, a segunda o dos pais e a terceira o de Natal. O horário de funcionamento é das 8h30min às 18h, na quinta e na sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. O Espaço de Convivência do Campus I fica localizado na rua Gonçalves Chaves, 373.


Fonte: site da Ucpel
Foto: Wilson Lima
Powered By Blogger